Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Policiais Civis se reúnem na praça para definir sobre suspensão da greve

O impasse é pelos 50% do reajuste

03/06/2015 10:27

Há mais de duas horas após o início da assembleia extraordinária dos policiais civis, a categoria decidiu manter a greve. O governo propôs que fosse suspenso o movimento para que as negociações pudessem ser iniciadas, porém a maioria não aceitou. A greve no estado do Piauí já dura oito dias.

O PortalODia.com entrou em contato com o Secretário de Administração do Governo, Franzé Silva, que reafirmou que negociações e conversas com a categoria só serão feitas se o movimento foi suspenso, caso isso não ocorra, o governo não dialoga com os Policiais Civis. 

Atualizada às 11h15

A assembleia dos policiais civis, que estava marcada para acontecer na próxima sexta-feira (05) foi antecipada para hoje. A categoria se reúne na Praça Saraiva e vai decidir se suspende a greve, como pediu o governo, ou se mantém o movimento. A administração estadual se recusa a negociar com a categoria paralisada, enquanto a maioria dos policiais não aceita suspender a greve.

Segundo o presidente da Associação de Policiais Civis, Inácio Lira, o movimento grevista foi decretado desde o dia 26 e o governo não chamou para negociar. “O delegado geral (Riedel Batista) recebeu a categoria e disse que a situação do Estado é complicada e que não tem condições de pagar o reajuste. Mas os policiais não estão querendo suspender o movimento”, disse Inácio.

Fotos: Assis Fernandes/ ODIA

O secretário geral do Sindicato dos Policiais Civis, Waldir Bezerra, afirma que a entidade vai ouvir a categoria. “Somos apenas um comunicador entre o governo e os policiais. Estamos querendo resolver logo essa situação para continuar ou parar o movimento”, disse Waldir.

Para o policial civil de Picos, Joel dos Santos, o movimento deve ser suspenso por hoje, mas podendo retornar no dia seguinte, caso não haja uma proposta favorável. "Eu sou a favor que a gente suspenda para mostrar à sociedade que não somos intolerantes e que estamos querendo negociar", defendeu o policial.

O impasse é pelos 50% do reajuste prometido. No mês de maio foi pago metade, mas a categoria quer receber o restante em agosto, enquanto o Estado diz que só pode pagar em fevereiro de 2016. Caso os policiais decidam suspender a greve, o governo garantiu que vai recebê-los hoje a tarde.

Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí 

Os estudantes da Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí estiveram presentes na assembleia de hoje para apoiar o sindicato e cobrar a nomeação deles. "Fomos aprovados em 2012 e nosso curso de formação encerrou em maio e estamos aguardando a posse, deixamos emprego para poder estudarmos e estarmos trabalhando como policiais civis e até o momento não fomos nomeados", relata Denilson Paz.

Um relatório baseado no Portal da Transparência e em dados comprovados pelo Tribunal de Contas da União foi feito pelos estudantes mostrando que há possibilidades de nomeação dos novos policiais civis no estado.  "Tudo comprova a viabilidade da nossa nomeação, estamos querendo que o Governo reaja e cumpra com o dever dele", complementa. 


Por: Nayara Felizardo, com informações de Paloma Vieira (estagiária)
Mais sobre: