Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Policiais Civis ameaçam realizar paralisação por tempo indeterminado no PI

A manifestação de alerta deve ocorrer na próxima quarta-feira, 22 de abril, no centro de Teresina.

19/04/2015 10:38

Os Policiais Civis do Piauí devem parar suas atividades na próxima quarta-feira (22) em manifestação a situação de abandono em que se encontra a Polícia Judiciária do Piauí. O ato também é para lembrar do Dia da Polícia Civil, comemorado em 21 de abril. 

A manifestação deve ocorrer a partir das 9 horas na Praça Saraiva em frente à Delegacia Geral de Polícia. A ação poderá ser o ponto de partida para uma paralisação geral da classe por tempo indeterminado. “Vai depender da decisão da categoria haja vista que haverá uma assembleia geral na hora”, afirma o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi), Constantino Júnior.

Os policiais vão protestar contra a custódia de presos da Justiça, nas Delegacias Distritais, Especializadas, Central de Flagrantes de Teresina, nas cidades metropolitanas e no interior do Estado. O sindicato denuncia ainda que falta estrutura física adequada e de pessoal nas delegacias da capital e interior e faltam promoções para todos os cargos da carreira Polícia Civil, a última foi feita ainda no ano de 2012.

Para completar a situação caótica no aparelho da segurança, foi  retirada pelo atual Governo a gratificação CET (Condição Especial de Trabalho), dos chefes de plantão, investigação e cartório, das Delegacias Distritais e Especializadas da capital e interior. Por conta disso, os auxiliares de necropsia do Instituto de Medicina Legal (IML) de Teresina e no posto avançado de Parnaíba já fizeram paralisações exigindo o retorno da gratificação.

Na manifestação a categoria vai exigir a  interiorização da Polícia Judiciária, com estrutura física adequada e quadro de pessoal, como também, implantação da Polícia Técnica e Científica e cobrar  a redução da grande diferença salarial entre os subsídios do cargo de delegado de polícia e os demais cargos, em especial ao agente e escrivão de polícia.  

Fonte: Da Redação
Edição: PortalODIA.com
Mais sobre: