Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia vai investigar pichação homofóbica em muro de cemitério

A mensagem de ódio diz que "œlugar de traveco é no cemitério" e vem acompanhada do desenho da suástica, utilizada como símbolo do nazismo

05/01/2017 15:30

Um pichação no muro do cemitério São Judas Tadeu, localizado na avenida João XXIII chamou atenção dos moradores da região. A mensagem de ódio diz que “lugar de traveco é no cemitério” e vem acompanhada do desenho da suástica, utilizada como símbolo do nazismo.

O delegado de direitos humanos, Emir Maia, foi informado pelo Portal O DIA sobre a pichação e afirmou que irá até o local para iniciar uma investigação com o objetivo de identificar o autor. “Vou pedir imagens de câmeras de segurança que existem em estabelecimentos comerciais próximos”, disse o delegado.

O local onde a pichação foi feita, provavelmente na madrugada de ontem para hoje (05), é ponto de prostituição. Muitas travestis esperam por cliente naquele lugar, à noite. A mensagem de ódio, portanto, pode ter sido uma ameaça de morte.

Em fevereiro de 2014 o Grupo Matizes denunciou a atuação de um grupo em Teresina que se autodenominava Irmandade Homofóbica. A primeira ação da entidade teria sido a distribuição de um bilhete pedindo a morte dos homossexuais e convocando as pessoas a se filiarem. Posteriormente, a militante do Grupo Matizes, Marinalva Santana, foi vítima de ameaças através das redes sociais.

Após a investigação da delegacia dos Direitos Humanos, foram indicados os irmãos Dijael Verissimo de Sousa e Lucas Veríssimo de Sousa. À época, o delegado informou que houve a quebra de sigilo de dados no Facebook, que identificou a atuação dos dois. Nenhum deles foi preso, mas ambos estão respondendo por incitação à discriminação e por veicular a suástica nazista, crime de acordo com a lei de racismo.

Até agora não há informações de que a pichação no muro do cemitério tenha sido feita por integrantes da Irmandade Homofóbica, mas o conteúdo da mensagem e a utilização da suástica aproximam o caso de 2014 com o atual.

Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: