Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Operação prende quadrilha especializada em golpes contra idosos

Sete mandados já foram cumpridos, dentre eles três advogados já foram presos no município de corrente, sul do Piauí.

26/03/2015 08:43

Na operação chamada de "Serendipta" já foram presos os advogados Gustavo Nogueira, Henrique Paranaguá e André Rocha. Outras duas pessoas identificadas como Nalbia da Silva Ferreira e Iracema da Silva Viana também já foram autuadas. São sete mandados de prisão, quatro conduções e onze buscas. O Poder Judiciário determinou o bloqueio de bens e contas e quebra de sigilo bancário e fiscal de todos os envolvidos.

Segundo o promotor de justiça, Rômulo Cordão, a quadrilha agia de diversas formas, uma delas era por meio de 'coiotes'. "Essas pessoas (os coiotes) iam para o interior em busca de vítimas, de preferência idosos aposentados e analfabetos, que eram induzidas a realizar empréstimo por meio desses criminosos", relata. 

A ação dos advogados se dava por conta de promessas sobre o cancelamento dos empréstimos feitos. " Após o golpe do empréstimo, um advogado dizia que iria cancelar a ação por conta do aumento de juros e porque era uma determinação federal", conta o promotor. Diante disso, os advogados recolhiam os documentos dos aposentados e se dirigiam até as instituições consignadas para o cancelamento, mas a ação efetivada era de mais um empréstimo no nome da vítima.

A quadrilha chegava a atuar na maioria dos municípios do sul do estado como Parnaguá, Curimatá,Riacho Firo, Monte Alegre, Gilbués , chegando até Redenção do Gurgueia.  

Os golpistas agiam há cerca de cinco anos na região sul do estado. "Já são contabilizados mais de 1,5 milhões de reais em prejuízos contra os idosos e bancos, afirma Rômulo. O promotor ainda conta que somente em uma residência foram encontrados mais de 133 alvarás relacionados aos empréstimos ilegais. "Nesses alvarás é possível ver uma das quantias que foi roubada, cerca de 35 mil reais", completa.

A comarca de Corrente do Piauí foi instalada em 2009 e conta com 6.300 processos e documentos. Em cinco anos de atuação a quadrilha já encaminhou 4.830 pedidos de 'cancelamento' de empréstimos. Idosos aposentados, analfabetos, bancos e até a comarca da cidade estava sendo lesada pela quadrilha. A polícia também não descarta a parceria entre pessoas ligadas a administração pública e jurídica.

A quadrilha deve responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica,  associação criminosa, corrupção passiva e ativa e tergiversação. 

A operação, intitulada Serendipta, foi deflagrada após investigações iniciadas há um ano e três meses e coordenadas pelo Ministério Público em parceria com o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Estado. A operação é um desdobramento das investigações que culminaram na operação Captação, no dia 5 de outubro de 2014, que resultou na apreensão de mais de R$ 200 mil reais destinados à compra de votos. " O nome da operação é porque a partir de uma investigação grave, pudemos identificar um crime ainda maior, por isso 'Serendipta', finaliza o promotor.


Leia mais:

Operação prende três e apreende mais de R$ 200 mil 


Por meio de nota, a Ordem dos Advogados do Piauí, secção Piauí, se manifestou a cerca da prisão envolvendo advogados. Confira na íntegra:

"A respeito da prisão de quatro advogados durante a operação Serendipta, deflagrada no Município de Corrente, Sul do Estado, na manhã desta quinta-feira (26), a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, informa que os representantes da Subseção e a Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado estão acompanhando a operação, garantindo que as prerrogativas profissionais sejam resguardadas. Comunica, ainda, que o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PI irá apurar todas as informações referentes ao caso, garantindo aos envolvidos o direito à ampla defesa e contraditório."

Atualizada às 10:03

Uma Operação do Ministério Público do Estado, em parceria com as polícias civil e militar, foi deflagrada nas primeiras horas desta quinta-feira (26) e tem como objetivo prender uma quadrilha especializada em dar golpes em idosos no município de Corrente, sul do Piauí. Ao todo, estão sendo cumpridos 10 mandados de buscas e apreensão, sete de prisão e três de condução. 

Seis prisões já foram realizadas, segundo o Promotor Rômulo Cordão. "São  três advogados presos e os outros presos são coiotes que agiam na região", afirma. 

Segundo o Secretário de Segurança do Estado, Fábio Abreu, os acusados já estavam sendo investigados há quase um ano. "A polícia civil já vinha investigando essas pessoas e, então, o ministério público realizou o pedido de prisão", afirma.

O delegado de Corrente, João Rodrigo, explica que a quadrilha agia realizando empréstimos irregulares em nome de idosos analfabetos da região sul. “Uma pessoa, que a gente chama de coiote, ficava responsável por captar os idosos. Depois, um advogado anulava os empréstimos consignados na justiça e cancelava o serviço com as vítimas. Mas, naquele momento, eles já tinham todos os dados dos idosos e realizavam novos empréstimos em seus nomes”, detalha.

O valor roubado, bem como o número de pessoas que foram vítimas da ação não foi divulgado. "Ainda não temos esses dados, mas posso dizer que a quadrilha roubou muito dinheiro", declara o delegado João Rodrigo. A ação deve continuar durante todo o dia de hoje para cumprir os mandados expedidos. 

Edição: Nayara Felizardo
Por: Paloma Vieira e Maria Luiza Moreira (estagiárias)
Mais sobre: