Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia realiza operação e prende oito pessoas no interior do Piauí

A Operação Ventos tem como objetivo combater o tráfico de drogas e diminuir os índices de criminalidades, homicídios e roubos nas cidades de Simões, Marcolândia e Caridade.

27/04/2016 08:31

Atualizada às 11h45min

Até o manhã desta quarta-feira (27), oito pessoas já foram presas na Operação Ventos, sendo uma na cidade de Caridade, cinco em Marcolância, e duas em Vila Serrana, sendo essa última na região de Araripina, em Pernambuco. A Operação Ventos consiste na desarticulação de produtores e distribuidores de droga no Estado, que agiam em conjunto com quadrilhas do Pernambuco.

Considerando que Marcolândia é fronteira entre o Piauí e Pernambuco, sendo apenas uma rua separando os dois estados, a cidade estaria sendo usada como porta de entrada para as drogas vindas de Pernambuco, principalmente maconha e cocaína.


Foto: Divulgação/Polícia Civil

O homem preso em Caridade foi identificado apenas como Jairo. Os presos em Marcolândia são foram identificados como Francisco Almir Nunes, Valdriano Pereira da Silva, João Lopes da Silva Júnior, Francisco Eugênio de Lima e Lucas Ribeiro B. de Araújo. Na vila pernambucana de Vila Serrana foram presos: Édia Alves de Macedo e um outro indivíduo identificado apenas pelo apelido de "Cegão". 

Com João Lopes, a polícia encontrou munições e uma quantidade de droga, além de duas espingardas do tipo "soca-soca". De acordo com a polícia, este tipo de arma é usada por pessoas de baixo pode aquisitivo, por ser de fabricação artesanal. As munições usadas em espingardas "soca-soca" vão desde cacos de vidro e pregos. Há casos em que o atirador coloca veneno no cano da arma, com a intenção de infeccionar o ferimento causado pela munição na vítima. O poder de destruição da espingarda "soca-soca" é semelhante ao de uma espingarda calibre 12.

O Delegado Geral, Riedel Batista, pontuou que essa já é a décima operação integrada do ano de 2016, e que as ações devem continuar. "O objetivo principal da ação foi fechar a comunicação de traficantes entre o Piauí e Pernambuco e, consequentemente, acabar com o trânsito da droga entre esses dois estados. Foi uma operação integrada das polícias de Marcolândia, Caridade e Simões, que teve reflexo em traficantes de estados vizinhos", explicou o delegado.

Ao todo, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão e cinco de prisões. Os outros três presos foram pegos em flagrante.

Atualizada às 08h30min

Uma operação foi desencadeada no início da manhã desta quarta-feira (27) na região Centro-Sul do Piauí. A Operação Ventos tem como objetivo combater o tráfico de drogas e diminuir os índices de criminalidades, homicídios e roubos nas cidades de Simões, Marcolândia e Caridade.


Foto: Reprodução/CidadesNaNet

De acordo com a Secretaria de Segurança, serão cumpridos cinco mandados de prisão, sendo quatro em Marcolândia e um em Simões; vinte e três mandados de busca e apreensão, sendo doze Marcolândia, nove em Simões e dois em Caridade. A ação está sendo efetuada pelos policiais do GPI, Núcleo de Inteligência da SSP-PI, Polinter e Delegacias de Simões, Oeiras, Simplício Mendes, Fronteiras, Picos e Jaicós, visando a localização de armas, drogas e veículos roubados.

Os presos e materiais apreendidos serão encaminhados para a Delegacia de Simões, que foi responsável pelas investigações e pedidos ao Poder Judiciário. A operação é resultado de uma investigação que teve início há mais de seis meses.

A denominação "Ventos" dada a operação possui dupla conotação: imprime a ideia de limpeza sobre as ações cirminosas na região e também faz alusão a nova realidade da Chapada do Araripe, que ficou conhecida no Piauí como região dos ventos devido a instalação do parque eólico nos municípios alvos da ação policial.

Por: Marcos Cunha (estagiário), com informações de Maria Clara Estrêla
Mais sobre: