Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Presa quadrilha de roubo a bancos que atuava há 15 anos no Piauí

Grupo seria o responsável pelos vários ataques a caixas eletrônicos realizados em Teresina nas últimas semanas.

26/10/2016 06:57

Foi desarticulada na madrugada de hoje (26), pela Polícia Civil, uma quadrilha especializada em roubos a bancos e tráfico de drogas que atuava no Piauí há pelo menos 15 anos. O grupo seria o responsável pelos vários ataques a caixas eletrônicos verificados em Teresina nas últimas semanas. A informação é o delegado Carlos César Camelo, coordenador do GRECO (Grupo de Repressão ao Crime Organizado).

Durante a operação, batizada de Latronum (ladrão, em latim), estão sendo cumpridos sete mandados de prisão, 12 de busca e apreensão e dois de condução coercitiva. Ao todo, sete pessoas já foram presas, sendo duas na semana passada, e cinco hoje com os mandados expedidos.

Na semana passada foram presos dois indivíduos, identificados como Marcelo Henrique e Paulo Iran. Já na madrugada de hoje foram detidos o empresário e líder do grupo, Francisco das Chagas Morais (conhecido como Cerqueira); seu filho, Jefferson Cerqueira, Francisco Leite do Nascimento, Francisco Daniel da Rocha Pinheiro e Cássio Fernando Gomes de Oliveira, que é genro do empresário.

 A polícia dá cumprimento ainda a um mandado de busca e apreensão na propriedade do empresário, localizada em Caxias, onde já foram encontrados revólveres, espingardas, munição e coletes balísticos. Até o momento, a Operação Latronum já resultou, além das prisões, em três veículos apreendidos, duas armas de fogo recolhidas e duas conduções coercitivas.

De acordo com o delegado Carlos César, o grupo atuava fazendo roubos a comércios, traficando drogas e realizando explosões de caixas eletrônicos tanto em Teresina, quanto no interior do Piauí. A empresa mantida por Cerqueira, uma loja de produtos automobilísticos em Teresina, seria de fachada e funcionaria para lavar o dinheiro proveniente das ações criminosas.

“Nós já vínhamos a meses na cola dele, mas o Cerqueira era escorregadio. A Justiça já tinha expedidos inúmeros mandados contra ele, mas que nunca foram cumpridos com êxito, até hoje. Ele já é, inclusive, condenado por tráfico de drogas”, explica o delegado.

Todo o material apreendido, assim como os presos, está sendo levado para a sede do GRECO.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: