Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia prende irmãos e apreende menor por morte em José de Freitas

Foram presos Antônio de Freitas Campos, 47 anos, e Francisco de Freitas Campos, de 43 anos. E a Polícia ainda apreendeu um adolescente de 15 anos, filho de Antônio.

01/12/2016 17:08

A Polícia Civil efetuou a prisão de dois irmãos acusados de assassinar um homem identificado como Francisco Florindo Santiago dos Santos, no último dia 2 de novembro. O crime ocorreu na localidade Meruoca, zona rural de José de Freitas, distante 60 km de Teresina. 

Foram presos Antônio de Freitas Campos, 47 anos, e Francisco de Freitas Campos, de 43 anos. E a Polícia ainda apreendeu um adolescente de 15 anos, filho de Antônio, que também teria participado do assassinato.

Francisco Florindo Santiago dos Santos foi espancado pelos três acusados e chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos graves ferimentos. No laudo cadavérico foi constatado que o óbito ocorreu por conta de politraumatismo cranioencefálico.

Os acusados tinham parentesco com a vítima, e, de acordo com o delegado Jarbas Lima, o espancamento teria iniciado depois que Francisco Florindo partiu para cima do adolescente com um canivete.

O delegado Jarbas Lima comandou as investigações do caso (Fotos: Divulgação / Polícia Civil)

"Ele já tinha uma desavença antiga com esse adolescente, de 15 anos, e partiu pra agredir esse menor com um canivete. Diante disso, o pai e o tio do adolescente intervieram, tomaram o canivete e se excederam. Os três começaram a espancar, a agredir o Francisco Florindo. Desferiram vários ponta-pés, socos e usaram até pedaços de pau. Ele chegou a ser socorrido, foi levado para a casa da mãe dele. O Samu ainda o levou até o Hospital Estadual Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas, mas não deu tempo nem de ser transferido para o HUT", detalha o delegado.

Jarbas Lima afirma que indiciou os dois irmãos por lesão corporal seguida de morte. Enquanto o menor de idade responderá por ato infracional análogo a este mesmo crime.

 Polícia apreendeu o canivete que teria sido usado pela vítima na tentativa de ferir o sobrinho (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

"Nós iniciamos as investigações, fomos até o local do crime, apreendemos o canivete que estava com a vítima e ouvimos várias testemunhas que relataram todo o ocorrido. Diante disso, encerramos o inquérito policial apontando a lesão corporal seguida de morte, porque entendemos que eles não tiveram a intenção [de matar]. Mas o Ministério Público pode ter um entendimento diferente e pode, inclusive, denunciá-los por homicídio qualificado", acrescenta Jarbas Lima.

O delegado acrescenta que os próprios parentes da vítima quiseram acobertar o crime, uma vez que os acusados também eram familiares próximos.

Vítima já havia sido condenada por homicídio

De acordo com a Polícia, Francisco Florindo era dependente químico e já havia sido condenado por homicídio. Em março de 2009, ele matou o lavrador Raimundo Soares Medeiros da Silva com um golpe de faca no pescoço. Conforme apontaram as investigações feitas à época, o assassinato teve um motivo torpe - os dois desentenderam-se por conta de um celular.

Delegado havia pedido medida protetiva para evitar que Francisco Florindo agredisse mãe e irmã idosas

O delegado Jarbas Limas informa ainda que havia solicitado à Justiça uma medida protetiva para evitar que Francisco Florindo agredisse a própria mãe e a irmã, que são idosas.

Diversas testemunhas haviam denunciado ao delegado que as duas senhoras sofriam com frequência agressões físicas e psicológicas de Francisco Florindo.

O pedido do delegado, no entanto, só foi deferido pelo juiz Lirton Nogueira Santos em 3 de novembro, um dia após a morte de Francisco Florindo.

Confira a seguir a decisão do juiz que deferiu a medida protetiva para afastar Francisco Florindo da mãe e da irmã:

Por: Cícero Portela
Mais sobre: