Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia prende 7 pessoas e cumpre 36 mandados em operação contra o tráfico

Estão sendo cumpridos 36 mandados de prisão e busca e apreensão domiciliar relacionadas ao crime de tráfico e associação para o tráfico

27/10/2016 08:34

Atualizada às 11h04min

Entre os 11 presos pela Operação Sete Cidades estão quatro mulheres. Segundo o delegado Laércio Evangelista, as quatro se envolveram com o crime através de seus companheiros. “Os companheiros delas foram presos e elas assumiram o comando das ações criminosas”, destacou. 

O secretário de Segurança Fábio Abreu comenta que a operação teve início ainda em 2015. "Durante esse período os delegados fizeram interceptações e acompanhamentos com autorização da Justiça. Hoje encerramos dando cumprimento aos mandados, 11 deles de prisão. Aguardamos ainda resultado de outros municípios”, disse Fábio Abreu, que comandou a ação policial em Campo Maior.

Para o coordenador da DEPRE, delegado Menandro Pedro, a Operação Sete Cidades foi bem sucedida. Ele destacou que várias prisões que aconteceram em 2015 na região de Campo Maior e, através do trabalho de investigação, foi possível agora fechar o cerco sobre o tráfico de drogas.

“Das prisões que fizemos ano passado, dois dos acusados foram executados nos presídios por rivais do tráfico de drogas. Ao longo de um ano e meio, nossos policiais fizeram um trabalho eficiente de investigação e agora conseguimos fechar a Operação Sete Cidades com muitas prisões e apreensões de drogas e armas”, comenta o delegado.

Os presos serão levados para a Penitenciária de Esperantina e as mulheres serão trazidas para a Penitenciária Feminina de Teresina. A Polícia continua o trabalho de investigação para prender seis pessoas que encontram-se foragidas.


Atualizada às 10h01min

A operação Sete Cidades chegou ao fim. Segundo informações do delegado Laércio Evangelista, todos os onze mandados de prisão foram cumpridos, tanto em prisões preventivas como em flagrante. "Foi uma operação exitosa", comentou o delegado, que é titular da delegacia de Campo Maior.

Segundo ele, todas as prisões 11 aconteceram na cidade de Campo Maior. Os presos faziam parte de diversos grupos que tinha associação uns com os outros. "Essa  quadrilha fornecia drogas para diversas cidades do Piauí, e inclusive tinha associações até de fora do estado", disse o delegado Laércio. Ele afirma que foi encontrado 1 quilo e meio de drogas e seis armas de fogo, de diversos calibres.


Uma operação policial foi deflagrada na região Norte do Estado, nesta quinta-feira (27), pela Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre), com o apoio da Polícia Militar. Estão sendo cumpridos 36 mandados de prisão e busca e apreensão domiciliar relacionadas ao crime de tráfico e associação para o tráfico. Até às 9h, sete pessoas tinham sido presas.

A operação é resultando de um trabalho de investigação realizado há um ano e meio, e recebeu o nome de Sete Cidades. Os delegados Matheus Zanatta e Hildson Leal coordenam as ações.

Nas primeiras horas da manhã, o secretário de Segurança Fábio Abreu orientou os policiais. "Todos já sabem os procedimentos, mas é sempre bom lembrar. Se for preciso quebrar porta, vamos quebrar, mas se não for, evitem. Vamos preservar os familiares", disse o secretário.

Dos alvos investigados vários já possuem antecedentes criminais.


A operação recebeu esse nome por que os mandados foram cumpridos nas cidades de Teresina, Altos, Campo Maior, Barras, Sigefredo Pacheco, Piripiri e Timon, no Maranhão. O delegado Hildson Leal, da Depre, disse que a operação busca desarticular  grupos formados em média por 4 pessoas, mas que têm associação para o tráfico de drogas. "Não é um único grupo, são grupos separados que atuavam em vários municípios", comentou. Segundo o delegado, ainda há mais quatro alvos da operação a serem presos.

Todos os mandados de busca e apreensão domiciliar, 28 ao todo já foram cumpridos. O delegado Hildson conta que foram encontradas várias armas de fogo, entre revólveres e espingardas, além de quantidades de maconha e crack ainda não contabilizadas.



Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: