Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia localiza mãe de bebê encontrada dentro de saco de lixo

Mãe da criança explica que foi ato de desespero, e se arrependeu do que fez; delegado considera possível caso de depressão pós-parto.

15/02/2017 11:44

Os agentes da Polícia Civil de Castelo do Piauí, através do trabalho de investigação, identificaram hoje (15) a mãe da criança encontrada em um saco de lixo em São Miguel do Tapúio. Ela não teve o nome revelado, e afirma ter se arrependido do que fez. Para o delegado Anchieta Nery, pode ser um caso de depressão pós-parto.

O caso aconteceu na última segunda-feira (13). A menina recém-nascida foi encontrada dentro de um saco de lixo no município de São Miguel do Tapuio, a 272 km de Teresina. Funcionários públicos do serviço de coleta de lixo na cidade que localizaram a criança. A menina estava numa praça, no bairro Canto. Além de estar dentro de um saco plástico, a criança também estava envolta num lençol sujo de sangue.

Bebê estava dentro de um saco preto e envolta em um lençol (Foto: PortalSamita)

"No depoimento, ela disse que foi um momento de desespero. Disse que não está mais com o companheiro, pai da criança, e estava temerosa, e acabou praticando esse ato", disse o delegado. Segundo ele, a mãe do bebê disse que se arrependeu logo depois e chegou a voltar até o local onde havia deixando a criança, mas os funcionários da limpeza pública já haviam encontrado a menina, e outros curiosos se aglomeravam ao redor deles. Então, saiu antes de ser identificada.

O delegado conta que a mulher escondeu a gravidez da família por medo da reação dos pais. Ela fez o parto sozinha na segunda-feira, dentro de casa, e jogou a criança no lixo logo depois. A menina ainda estava suja de sangue e com o cordão umbilical quando foi encontrada pelos garis.

"Ainda estamos apurando para ver a responsabilidade criminal dela", explica o delegado. "Apenas ao final da investigação saberemos se ela responderá por abandono de incapaz, por tentativa de infanticídio. Mas ela ainda passará por uma perícia e análise psicológica, para verificar sua condição mental". O delegado também informou que, segundo a mãe, o pai da criança sabia da gravidez, "mas ela disse que ele não tinha como saber que ela faria isso".

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: