Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia Legal: PMs não vão atender ocorrências no Piauí

O movimento visa impedir a saída de viaturas com irregularidades.

28/11/2015 17:14

Os policiais e bombeiros militares do Piauí deflagraram neste sábado (28), em assembleia, o início do movimento ‘Polícia Legal’. De acordo com o Coronel Carlos Pinho, os batalhões que estiverem com suas viaturas ilegalizadas e os policiais com equipamentos de segurança irregulares, estes não irão executar o policiamento ostensivo e não atenderam as ocorrências da área.

O movimento é uma progressão do ‘Tolerância Zero’, realizado pela segunda vez na última quinta-feira (26). Todos estes protestos fazem parte da luta pela aprovação da nova Lei de Organização Básica da PM.

“Nós temos várias viaturas com os documentos atrasados, pneus carecas e coletes para o PMs vencidos. A maioria dos policiais não possuem o curso de direção para casos de emergências. Isso não pode acontecer e o Governo se nega a atender nossas reivindicações, a negociar. Não se importam com a matança de policiais em nosso Estado” , disse o Coronel Carlos Pinho, um dos organizadores do movimento.

Em assembleia, os policiais e bombeiros militares do Estado decidiram que a partir de hoje só irão para as ruas viaturas legalizadas e policiais com os equipamentos adequados de segurança.  

A primeira ação ocorre no 5º BPM, na zona Leste, e, em seguida nos demais batalhões. O movimento também acontece, simultaneamente, nas companhias da polícia nas cidades do interior do Piauí.

“Esse movimento se baseia na não aceitação de uma configuração de ilegalidade. O governo deveria dá o exemplo já que cobra de todo mundo. Por tanto, o movimento só acaba quando o governo decidir atender a categoria e negociar”, finalizou o Coronel.

Em nota, as associações unidas alertam a população para buscarem medidas preventivas no combate à violência.

Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: