Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia desarticula garimpo clandestino e apreende esmeraldas no PI

Sete pessoas foram presas e uma multa de R$ 40 mil foi aplicada ao responsável pelo garimpo. Garimpeiros trabalhavam na exploração de diamantes.

18/06/2018 10:20

Em uma ação conjunta, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Civil, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a Secretaria de Fazenda desarticularam um garimpo clandestino de exploração de diamante no município de Gilbués, a 816 Km de Teresina. Sete pessoas, todas elas garimpeiros de outros estados, acabaram presas. A operação aconteceu na última sexta-feira (15).


Foto: Divulgação/PRF-PI

De acordo com o inspetor Barros Filho, porta-voz da PRF, a ação foi deflagrada após uma série de fiscalização da Semar e da Sefaz na região. “Fo constatado que às margens do Rio Marmelada haviam gente fazendo garimpo sem nenhum tipo de autorização dos órgãos competentes e além da extração ilegal, ainda conseguimos apreender com eles várias pedras preciosas, inclusive algumas de alto valor, como esmeraldas”, pontuou o inspetor.


Foto: Divulgação/PRF-PI

Além das prisões, a Secretaria de Meio Ambiente imputou uma multa no valor de R$ 40 mil aos responsáveis pelo garimpo e determinou o embargo da área que estava sendo explorada, bem como a apreensão de todos os equipamentos e ferramentas utilizados na atividade extrativa.

Os presos foram todos encaminhados para a Delegacia Regional de Gilbués, onde permanecem detidos. A Polícia Civil, nem a PRF, divulgaram seus nomes. O responsável pelo garimpo também não teve sua identidade divulgada.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações da PRF-PI
Mais sobre: