Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia deflagra duas operações e prende 14 pessoas por roubos e tráfico

A Operação Tsunami foi acontece no litoral e em Teresina e cumpre 31 mandados contra arrombamentos. Já em Joaquim Pires, uma outra ação cumpre 5 mandados por tráfico.

22/02/2017 07:35

Atualizada às 10h

Além da Operação Tsunami, a Polícia Civil também deflagrou na manhã de hoje (22) uma outra ação na cidade de Joaquim Pires, com o objetivo de combater o tráfico de drogas no município. Policiais civis deram cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão que resultaram na prisão de quatro pessoas em flagrante, sendo duas por tráfico de drogas e outras duas por posse ilegal de arma de fogo.

Foram apreendidos dois revólveres com munição, duas balanças de precisão, uma quantia em dinheiro e drogas. Todo o material recolhido esta sendo levado para a Delegacia Regional de Matias Olímpio, que atende Joaquim Pires e coordena a ação. Além dela, também integram a operação as Delegacias de Esperantina, Porto, LuzilÂndia e a Gerência de Policiamento do Interior.

Atualizada às 08h54min

Três pessoas foram presas em Teresina nas diligências da Operação Tsunami. As prisões ocorreram no bairro Mafrense e foram comandadas por uma equipe do GRECO. O grupo seria o braço na Capital da organização criminosa que atuava em Parnaíba e Luís Correia. Até o momento, 10 pessoas já foram autuadas na operação por envolvimento nos arrombamentos, assaltos e estouros a caixas eletrônicos. 

Os presos foram identificados como: Cristiano, Francisco "Cabeludo", Marllon Sheldon, Jailson "Capital", Cásio, Tárcia, Fabiano, Roberta, Eudismar, que é professor, e Lilian, sua esposa. Estes três últimos foram presos pelo Greco em Teresina. 

Iniciada às 07h35min

A Polícia Civil do Piauí deflagrou, nas primeiras horas da manhã de hoje (22) a Operação Tsunami, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em fazer assaltos e arrombamentos a residências de luxo nas cidades de Parnaíba, Luís Correia e Piracuruca. Estão sendo cumpridos, ao todo, 31 mandados, sendo 13 de busca e apreensão e 18 de prisão. Segundo a polícia, o grupo criminoso seria comandado por dois detentos de dentro da Penitenciária Irmão Guido, em Teresina. Eles foram identificados apenas como "Alan" e "Alex"

Até o momento, sete pessoas já foram conduzidas para a Central de Flagrantes de Parnaíba, sendo cinco homens e duas mulheres. Um carro e duas motocicletas também foram apreendidos. “É um grupo especializado no roubo a casas de luxo, principalmente de médicos e comerciantes e as investigações vêm ocorrendo há anos. A diligências estão acontecendo não só no litoral, mas em Piracuruca também, onde há suspeitas de que a quadrilha tenha um braço”, diz o secretário de Segurança, capitão Fábio Abreu.

A Investigação é coordenada pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), com participação de policiais da Delegacia Regional de Parnaíba. Os dados colhidos pelos investigadores levam ainda à ligação de alguns dos alvos dos mandados a estouros de caixas eletrônicos no litoral.

“Há vários delegados cumprindo mandados, mas tudo está correndo como planejado, já temos sete pessoas presas, inclusive prisões em flagrante e a nossa intenção é limpar a cidade para o Carnaval, garantir que o folião que vem para o litoral aproveite as festas com tranquilidade”, explica a delegada Maria de Jesus Bastos, da Delegacia da Mulher de Parnaíba, que também está dando apoio nas diligências.

Alicate encontrado em poder da quadrilha (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)

Confira a nota da Secretaria de Segurança na íntegra

A Polícia Civil do Piauí, POR meio da Delegacia Regional de Parnaíba, Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) e Núcleo de Inteligência da SSP-PI (Núcleo Parnaíba), com o apoio da Delegacia de Piracuruca, deflagrou a Operação Tsunami, nas primeiras horas da manhã de hoje (22/02) nas cidades de Parnaíba e Teresina. 

As diligências  iniciaram há cerca de dois anos, e ação tem como foco principal desbaratar uma organização criminosa voltada a realização de assaltos a residências de empresários, médicos, comerciantes e empresas.

Alguns dos indivíduos estão envolvidos ainda em crimes de estouros de caixas eletrônicos ocorridos na cidade de Luís Correia.

As investigações na região norte do estado iniciaram através dos investigadores da Delegacia Regional de Parnaíba, juntamente com o Núcleo de Inteligência desta cidade, sendo realizados e produzidos diversos levantamentos dando conta que dois homens conhecidos por “Gêmeos” (Alan e Alex), atualmente reclusos na Penitenciária Irmão Guido-Teresina, vinham comandando a organização criminosa de dentro do estabelecimento prisional e se articulando com outros criminosos de Parnaíba e Teresina para a realização de assaltos no litoral.

Em relação ao GRECO, suas investigações visaram reprimir o arrombamento dos caixas eletrônicos ocorridos recentemente na cidade de Luís Correia, e em decorrência destas já foram cumpridos 12 mandados de prisão, sendo os 05 restantes cumpridos na presente data. 

Pela  coincidência entre alguns dos alvos investigados surgiu a necessidade de deflagrar a operação em conjunto e simultaneamente nas cidades de Parnaíba e Teresina para não prejudicar a eficácia das medidas.

Estão sendo cumpridos nas duas cidades o total de 13 mandados de busca e apreensão e 18 mandados de prisão. 

No final da manhã de hoje será realizada entrevista coletiva na Delegacia Regional de Parnaíba e na Delegacia Geral-Teresina às 11h, momento em que será informado o balanço da operação, bem como maiores detalhes da mesma. Até o momento, seis pessoas presas. Arma de fogo e veículos apreendidos.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: