Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí atinge meta e Sesapi decide não prorrogar a campanha de vacinação

Estado imunizou mais de 80% do público geral. Teresina segue aquém da média, com cerca de 67% da população imunizada.

20/05/2016 13:05

Na manhã de hoje (20), o Piauí conseguiu atingir a meta de vacinar mais de 80% de sua população contra a Gripe A H1N1. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesapi), 80,40% do público geral do Estado foi imunizado. A média está bem próxima da meta nacional de vacinação, que é de 80,45%, e bem maior ao que se observou na campanha do ano passado, quando, já nos últimos dias, apenas 35% das pessoas tinham sido imunizadas. O estado já ultrapassou, também, a meta de vacinação no grupo específico das crianças de seis meses a cinco anos, e dos trabalhadores da saúde.

Diante dos dados positivos, a Sesapi disse que não vê necessidade de prorrogar a campanha de vacinação, a exemplo do que já acontece em outros Estado brasileiros, como São Paulo, que ainda não atingiu as metas estabelecidas.

“No geral, a meta de vacinação dada pelo Ministério da Saúde para nós foi cumprida com sucesso. Agora, o grupo específico das gestantes, puérperas e idosos, ainda está um pouco aquém do esperado. Mas eu creio que essa situação mude daqui para os próximos dias, porque alguns municípios estão tendo dificuldades para cadastrar seus dados junto ao Ministério. Ou seja, problema não é nem na imunização, mas o fornecimento de informações atualizadas”, explica Cássia Barros, coordenadora estadual de imunização da Sesapi.


Foto: Divulgação/Sesapi

A Gerência de Vigilância em Saúde lembra que o Ministério da Saúde deixará seu sistema de informações aberto até o dia 10 de junho para que todos os municípios insiram os dados referentes à vacinação.

Mesmo após o fim da campanha, a Sesapi deixará disponível nos postos de saúde do interior as doses da vacina que já foram entregues. O objetivo eé permitir que o restante da população possa se imunizar mesmo depois do prazo. “Não é só porque a campanha termina que a vacina vai deixar de ser aplicada. Quem for se imunizar depois, vai conseguir”, finaliza Cássia Barros.

Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que só vai poder falar sobre prorrogação do prazo de vacinação depois que a campanha encerrar, para se ter um balanço geral dos dados do Município. A FMS declarou que penas 67% das 173 mil pessoas que fazem parte de grupos de risco na Capital haviam sido imunizadas.

Nos últimos dias da campanha, a FMS mudou a estratégia de atendimento, para garantir a imunização de todos os grupos prioritários. As vacinas estão sendo ofertadas em 27 pontos estratégicos, distribuídos em Unidades Básicas de Saúde e Hospitais, em todas as zonas da cidade. Apesar da mudança, o índice de imunização ainda não é considerado satisfatório em alguns grupos.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: