Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Penitenciária de Parnaíba tem tumulto após restrição para visitas

Presos se negaram a entrar em celas ao saber que visitantes não poderão levar mantimentos; Sejus afirma que situação foi estabilizada.

23/09/2017 14:46

A Secretaria de Justiça informou que houve um tumulto na penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba. Por meio de nota, a secretaria afirma que a situação começou na manhã de hoje (23), mas que foi controlada e que a unidade está estabilizada.

Segundo relatos de agentes penitenciários que estavam plantão na penitenciária no momento do conflito, os presos de quatro alas da unidade aproveitaram o momento de fechada dos cadeados após o banho de sol para se amotinar. Os detentos quebraram cadeados e cerca de 104 deles se uniram e iniciaram um “quebra-quebra” dentro da penitenciária.

Apenas um cadeado ficou entre os mais de cem presos amotinados e o corredor que dá para outras alas. Os agentes que estavam de plantão relataram que apenas dois deles fizeram guarda diante da porta e utilizaram armas com munição de borracha para impedir o avanço do motim. "Toda vez que eles colocavam o braço fora, com pedras para quebrar o cadeado e sair para o corredor, a gente ativara com bala de borracha", relatou um dos agentes. Se tivessem acesso às outras alas, todos os presos da unidade poderiam se unir e começar uma rebelião de grande proporção. 

"Na hora que quebrasse um portão, eles teriam acesso ao corredor. Nesse momento em que tivessem acesso ao corredor, eles quebrariam [os portões de] as alas. Juntavam todos os presos e a gente perdia a cadeia", relatou o agente penitenciário. 

Jefferson Dias, diretor do Sinpoljuspi, conta ainda que a guarda militar, que estava presente no local, não se mobilizou para ajudar a contenção do motim. “Foi controlado só pelos agentes, a Guarda Militar se recusou a entrar. Mas os agentes de plantão conseguiram evitar um movimento maior”, afirma o sindicalista. 

Sejus

Segundo a Sejus, o distúrbio começou no final do banho de sol, quando detentos de duas alas do presídio se negaram a voltar para as celas ao tomarem conhecimento que não seria permitida a entrada das sacolas com material trazido pelos familiares na visitação neste domingo (24). A Sejus, com apoio da Polícia Militar e agentes penitenciários, estabilizou prontamente a situação.


Saiba mais:

Agentes penitenciários entram em greve por tempo indeterminado 

Sinpolpi fecha Central de Flagrantes e delegados suspendem operações no Piauí 

Agentes penitenciários deixam visita entrar e evitam confronto com PM 

Sejus faz operação contra restrições da greve dos agentes penitenciários 


“A Sejus esclarece, também, que a visita deste domingo (24) na Penitenciária de Parnaíba está mantida e será realizada com apoio da Polícia Militar. A diretoria da unidade informa que não houve depredação da estrutura do presídio”, finaliza a nota.

A Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, abriga 496 presos, entre homens e mulheres, na estrutura reformada de um antigo mercado da cidade. O local tem vaga para 167 detentos, e conta com seis ou sete agentes penitenciários por plantão.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: