Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Patrimônio de família envolvida em assaltos ultrapassa R$ 1 milhão

Grupo era liderado pela família de sobrenome Cerqueira e foi desarticulado nesta quarta-feira (26), na Operação Latronum. Oito pessoas foram presas

26/10/2016 13:00

A quadrilha especializada em roubos a bancos e tráfico de drogas, que atuava no Piauí há pelo menos 15 anos, acumulava um patrimônio superior a R$ 1 milhão, de acordo com informações do delegado do Grupo de Repressão ao Crime Organizado Gustavo Jung.

Delegado Gustavo Jung (Foto: Andrê Nascimento/ O Dia)

O grupo era liderado pela família de sobrenome Cerqueira e foi desarticulado nesta quarta-feira (26), na Operação Latronum (ladrão, em latim). Oito pessoas estão presas. Elas foram identificadas como Francisco das Chagas Morais (conhecido como Cerqueira), que é considerado o líder do grupo; o filho dele, Jefferson Cerqueira; e o genro, Cássio Fernando Gomes de Oliveira. Também foram presos Francisco Leite do Nascimento, Francisco Daniel da Rocha Pinheiro, Marcelo Henrique, Paulo Iran e Joseane dos Santos Limal, que namora Jefferson.

Segundo Gustavo Jung, o patrimônio da família era totalmente incompatível com as atividades desenvolvidas. “Para lavar o dinheiro oriundo dos assaltos a bancos e do tráfico de drogas, eles penhoravam joias, compravam imóveis e mantinham uma loja de automóveis de fachada”, disse o delegado, acrescentando que o grupo também atuava como agiota.

Um dos crimes que, segundo a polícia, teve a participação efetiva da quadrilha, é o assalto ao cofre da Extrafarma, na avenida Frei Serafim. “Nós fechamos o inquérito e fizemos as prisões, mas o grupo ainda existe. Eles se organizam de forma nômade, com outras pessoas”, afirmou Jung.


Leia mais: Presa quadrilha que atuava há 15 anos no Piauí 

Por: Nayara Felizardo e Andrê Nascimento
Mais sobre: