Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Operação apreende 600 toneladas de carga excedente em caminhões

Em cinco dias a PRF flagrou 40 caminhões com carga acima da capacidade dos veículos.

11/07/2016 09:03

Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas cidades da região do Sul do Estado resultou na apreensão de 600 toneladas excedentes de carga em 40 caminhões. A ação ocorreu durante cinco dias nas BR’s que passam pelas cidades de Picos, Floriano, Eliseu Martins, Cristino Castro e Bom Jesus.

(Fotos: Divulgação/PRF)

A operação Safra flagrou ainda sete condutores transportando carga sem o pagamento do tributo devido. A Secretaria de Fazenda (SEFAZ) foi acionada para realizar a cobrança dos impostos e aplicar as penalidades correspondentes.

Além de retirar o peso excedente nos veículos, a PRF aplicou cerca de R$ 180 mil em multas. A operação Safra tem o objetivo de combater o trânsito de caminhões com excesso de peso. De acordo com a PRF, Os veículos que transitam com carga acima da capacidade danificam a pavimentação das estradas, contribuindo para a formação de buracos e deformações no asfalto, gerando perigo aos demais condutores e prejuízos à coisa pública.

A polícia alerta ainda que nestes casos o controle e a frenagem do veículo ficam prejudicados, o que eleva as chances de um acidente grave em situações de risco, uma vez que o seu condutor dificilmente vai conseguir efetuar manobra hábil para evitar uma colisão, atropelamento ou saída de pista.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Ithyara Borges, com informações da PRF
Mais sobre: