Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Onze pessoas são presas durante a operação 'Adulteração'

A quadrilha agia nos Estados do Maranhão, Piauí e Pará.

30/06/2015 07:38

Durante coletiva realizada na manhã desta terça-feira (30), na Acadepol, a polícia apresentou os resultados da Operação Adulteração, deflagrada hoje. A quadrilha agia nos Estados do Maranhão, Piauí e Pará.

A operação resultou na prisão de 11 pessoas, sendo 7 em Teresina, duas em Timon e duas em Parnaíba. Ao todo, 12 veículos roubados foram recuperados, todos carros de luxo avaliados em até 100 mil reais. A polícia informou que o esquema funcionava de forma hierárquica, onde uns roubavam, outros clonavam os documentos originais e outro grupo adulterava esses documentos.

Fotos: Elias Fontenele/O Dia


Quadrilha roubava principalmente carros de luxo

De acordo com o inspetor Tony Carlos, da PRF,  só neste mês foram registrados, seguidamente, o roubo de 3 carros em Teresina e, pelo rastreador, observou-se que os veículos não saíram da cidade. Os veículos foram encontrados em fábricas clandestinas de placas que atuavam na falsificação de documentos.

Segundo o delegado Armandino Pinto, da Polinter, foram apreendidos ainda documentos em branco, falsificados do Detran. Esse documentos eram usados para mascarar a identidade do carro roubado e fazê-lo parecer registrado pelo departamento de trânsito, dando a aparência de carro legal.


Grupo usava máquinas para clonar placas de carros

A falsificação facilitava o repasse ou a venda dos veículos para terceiros.

Os roubos de carros aconteciam a mão armada. Foram achadas munições em poder dos criminosos e alguns já tinham passagens pela polícia por roubos de veículos em Teresina


Operação foi uma ação conjunta das Polícias Civil do Maranhão e Piauí e Polícia Militar do Piauí

Atualizada às 12:57

Até momento, onze pessoas foram presas durante a operação Adulteração. Sete mandados cumpridos em Teresina, dois em Parnaíba e um em Timon, no Maranhão. Ao todo são oito mandatos de prisão e trinta de busca e apreensão. 

Dez veículos foram apreendidos e mais de duzentos documentos recuperados, supostamente roubados ano passado do posto do Detran no Dirceu Arcoverde . Além disso, uma máquina usada para clonar placas foi encontrada em Timon.

Atualizada às  09:32

A Polícia Civil do Piauí deflagrou no início desta terça-feira (30), a operação Adulteração, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atua no estado do PI e outras regiões do Brasil. A quadrilha atua com o roubo, adulteração e falsificação de veículos e documentos. 

De acordo com a polícia, dez pessoas já foram presas nesta manhã. A maioria dos veículos roubados e adulterados são caminhonetes e carros de luxo. "Aqui em Teresina são cerca de trinta mandados de busca e apreensão expedidos. Esses desmanches de carro são em várias zonas da cidade", disse o delegado geral, Riedel Batista. 

Na cidade de Timon, no Maranhão, foi desarticulada uma fábrica clandestina de placas de carros. "Nessa fabrica foi encontrada uma máquina que era utilizada para fabricação de placas para os veículos roubados, com objetivo de facilitar a venda", afirmou Riedel. 

Os veículos roubados e os integrantes da quadrilha estão sendo encaminhados para a sede do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO). Cerca de 150 policiais integram a operação que envolve os estados do Maranhão, Pará, Minas Gerais e municípios do Piauí.


Edição: Nayara Felizardo
Por: Paloma Vieira (estagiária) e Maria Clara Estrêla
Mais sobre: