Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PM começa a mudar comandos para descentralizar policiamento

Comandos da Capital e do Interior foram divididos em áreas de atuação menores para facilitar o policiamento.

03/05/2016 10:54

A Polícia Militar começa, amanhã (04), as trocas de comandos de policiamento na Capital, em decorrências das mudanças anunciadas na semana passada pelo Comando Geral da Corporação. De acordo com a nova medida, Teresina passa a ter duas grandes áreas de operação, diferente do que acontecia antes, quando contava com apenas um comando de policiamento, responsável por todos os batalhões da região metropolitana.

Nos outros municípios, também haverá mudanças com a descentralização do Comando de Policiamento do Interior em três grandes comandos: Policiamento do Semiárido, Policiamento Norte, e Policiamento Sul.

A primeira troca de comando para adaptação à nova estrutura acontece amanhã (04), com a saída do tenente-coronel Rodrigues do comando do 1º BPM. Ele deixa o posto para assumir o Comando de Policiamento do Semiárido e, em seu lugar em Teresina, assume a tenente-coronel Elza. A informação é do porta-voz da PM, major John Feitosa. De acordo com ele, outras trocas de mudanças estão previstas para as próximas semanas, mas sem data definida ainda.

Entenda a nova estrutura

A nova estrutura da PM do Piauí tem por objetivo ampliar as áreas de coberturas dos batalhões e melhorar o planejamento de operações conjuntas. Na semana passada, o Comando da Corporação anunciou a descentralização dos dois grandes comandos (Capital e Interior) em zonas de atuação menores. Com isso, os policiais vão poder atuar conforme as especificidades e demandas de cada área.

O Comando de Policiamento da Capital (CPC), que era responsável por seis batalhões, agora está dividido em Comando Norte-Sul e Comando Leste-Sudeste. O CPC Norte-Sul ficará sob responsabilidade do coronel Paulo de Tarso (ex-comandante do Interior). Sua zona de atuação compreende o 9º BPM (zona Norte), 1º BPM (Centro), 6º BPM (zona Sul), e Companhia do Promorar.

Já o CPC Leste-Sudeste ficará sob comando do coronel Wagner Torres (ex-comandante da Capital), e será responsável por coordenar as ações do 13º BPM (área da Santa Maria da Codipi), 5º BPM (zona Leste), 8º BPM (zona Sudeste) e a Companhia de José de Freitas.

Veja aqui os números de telefones das viaturas e batalhões de Teresina

Interior

O Comando de Policiamento do Interior (CPI) está, agora, dividido em Comando Norte, Comando Sul e Comando do Semiárido. O CPI Norte se estende de Campo Maior a Juazeiro do Norte, compreendendo o 2º BPM (Parnaíba), o 15º BPM (Campo Maior), o 12º BPM (Piripiri), e a Companhia de Policiamento Turístico (Ciptur). Este comando está sob responsabilidade do coronel Márcio Oliveira.

Já o CPI Sul, sob comando do coronel Edson, compreende a região de Floriano a Corrente, abrangendo o 3º BPM (Floriano), o 10º BPM (Uruçuí), o 14º BPM (Oeiras), o 7º BPM (Corrente), e a Companhia de Paulistana. Os municípios localizados na macrorregião de Picos compreendem a área de atuação do CPI do Semiárido, sob responsabilidade do coronel Rodrigues.

Batalhões não sofrem alteração em sua estrutura

O porta-voz da PM, major John Feitosa, explicou que a descentralização dos grandes comandos do Estado não altera a estrutura funcional dos batalhões de Polícias Militar. “Cada BPM vai continuar com seu comandante, como era antes. A única diferença é que eles agora são subordinados aos comandos de acordo com sua localização geográfica, e não mais a um grande comando responsável por todo o interior ou por toda a Capital”, explica.

Para a PM, a descentralização facilita a comunicação entre os batalhões e, consequentemente, melhora o policiamento ostensivo do Estado.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: