Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Elesbão sofre com carência de efetivo policial; delegado nega DP fechado

Segundo um portal de notícias da cidade, há apenas um policial militar por plantão na cidade, e na delegacia de Polícia Civil é comum não haver ninguém para atender a população.

17/01/2018 10:33

Moradores da cidade de Elesbão Veloso vivem um sentimento de constante vulnerabilidade, por conta do reduzido contingente policial da cidade.

De acordo com informações do site Elesbão News, a Polícia Militar possui apenas um homem escalado por plantão na cidade, o que inviabiliza a realização do policiamento ostensivo.

O município de Elesbão Veloso possuía cerca de 15 mil habitantes no último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No último sábado, um homem foi baleado e o único PM que estava de plantão precisou pedir ajuda a outro colega, que estava de folga, para que não atendesse a ocorrência sozinho.

Ainda segundo o site Elesbão News, no mesmo dia outra moradora da cidade teria experimentado a frustração de buscar as autoridades policiais e não receber qualquer resposta.

Ela teria procurado a delegacia de Polícia Civil de Elesbão para registrar um boletim de ocorrência denunciando ameaças que estaria sofrendo por telefone. Mas, segundo o site Elesbão News, ao chegar ao local onde funciona o distrito policial da cidade, a mulher não encontrou nenhum representante da Polícia Civil - delegado, agente ou escrivão.

Delegado nega DP fechado, mas reconhece carência no efetivo

O delegado Paulo Gregório disse à reportagem do portal O DIA que até agora a mulher que teria sofrido ameaças não compareceu à delegacia para registrar o boletim de ocorrência, e negou a informação de que não haveria ninguém no distrito no momento em que a mulher se dirigiu ao local. "Eu soube da notícia pelo site, mas eu estou na delegacia durante toda a semana e a vítima ainda não compareceu aqui", afirmou Paulo Gregório.

Por outro lado, o delegado reconhece que o efetivo da Polícia Civil é reduzido em Elesbão Veloso, cenário que se repete em vários municípios piauienses.

Com relação ao homem baleado no sábado, o delegado afirma que a vítima foi identificada como Antônio Marcos, e a Polícia já investiga um suspeito, chamado Gustavo da Luz.

O crime ocorreu numa seresta. Segundo testemunhas, vítima e acusado teriam discutido. Antônio Marcos teria se armado com uma faca e, ao mostrar a arma branca para o rival, acabou sendo baleado.

O delegado Paulo Gregório disse, ainda, que o serviço da Polícia Civil não deixa de ser prestado mesmo com o efetivo reduzido. Ele próprio precisa se desdobrar para atender as ocorrências dos cinco municípios em que atua: Várzea Grande, Barra d'Alcântara, Francinópolis, Tanque do Piauí, além de Elesbão Veloso.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: