Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Líder de grupo que fraudou concursos poderá ter direito a delação premiada

O advogado Evilásio Rodrigues, preso tanto na Operação Veritas, quando na Operação Vigiles, prestou depoimento ao promotor Rômulo Cordão, do GAECO.

29/11/2016 09:40

O advogado Evilásio Rodrigues, acusado de ser o líder da quadrilha que fraudava concursos públicos no Piauí, prestou depoimento nesta segunda-feira (28) ao promotor Rômulo Cordão, coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO). O órgão, vinculado ao Ministério Público Estadual, evita falar sobre o teor das informações repassadas pelo advogado, mas todo o material coletado será encaminhado ao juiz Luiz de Moura Correia, da Central de Inquéritos, que poderá ou não homologar um acordo de delação premiada. Ele deve analisar a consistência das informações repassadas por Evilásio sobre a atuação do grupo criminoso.

Em conversa com o PortalODia.com, o juiz explicou. “Não é que não haja delação. Ela pode haver, mas essa tomada de depoimento parte de um acordo entre a autoridade policial e a promotoria do Ministério Público. Só depois de enviada à Central de Inquéritos é que eu vou poder analisar e homologar. Essa análise tem que ser minuciosa, todas as informações têm que ser devidamente checadas pela polícia para que uma eventual delação seja firmada”, diz o juiz.

A possibilidade de delação premiada existe pelo fato de Evilásio já responder a dois processos de fraudes em concurso público e conhecer em detalhes todo o esquema operado pela quadrilha desbaratada na operação Veritas, que investigou irregularidades no certame do Tribunal de Justiça, em 2015, e na operação Vigiles, que apurou irregularidades no certame do Corpo de Bombeiros, em 2014.

O fato do acusado poder passar informações privilegiadas à polícia que ajudem a direcionar as investigações é um fator importante para a homologação da delação premiada. O benefício depende da efetividade da colaboração, ou seja, de seu resultado para as ações da autoridade policial no recolhimento de provas para serem enviadas à Justiça. O resultado da delação pode ser, dentre outros, a identificação de cúmplices, a revelação da estrutura de funcionamento da organização criminosa, a prevenção de novos crimes e a recuperação dos lucros obtidos com o delito, no caso de danos contra o erário público.

O juiz Luiz Moura destaca ainda que é essencial para a homologação do acordo que o acusado renuncie ao seu direito de silêncio e se comprometa a afirmar a verdade. O magistrado destaca ainda que não levado em conta apenas o relato do acusado, mas também as provas materiais apresentadas em cima dos relatos.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: