Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Juíza decide manter menino encontrado na Major César em abrigo

No entendimento da magistrada, a mãe não tem condições de cuidar dos filhos e sequer possui casa para morar. O pai continua preso.

27/10/2017 19:13

A juíza da 1ª Vara da Infância e Adolescência de Teresina, Maria Luiza de Moura Mello e Freitas, determinou, em audiência realizada na tarde desta sexta-feira (27), que o menino de 13 anos encontrado dentro de uma cela da Colônia Agrícola Major César permaneça no abrigo ao qual foi encaminhado juntamente com outros três irmãos. A mãe perdeu a guarda temporária das crianças até que comprove que tem condições de cuidar dos filhos.

Segundo a magistrada, a decisão foi tomada em conjunto com outros membros que compõe os órgãos de proteção à criança e ao adolescente, como o Ministério Público e a Secretaria Municipal de Assistência Social. No entendimento da juíza, a mãe das crianças não tem condições de receber novamente os filhos, tendo em vista que a mesma se encontra morando na casa de parentes.

Juíza decide manter menino encontrado na Major César em abrigo. (Foto: Arquivo O Dia)

“Nos abrigos essas crianças estão vivendo melhor. A mãe veio para a audiência e relatou que não tem onde morar, ela está morando nos fundos da casa de um parente. A casa que ela morava com as crianças era alugada e ela sequer sabia disso, porque o marido não conversava com ela sobre isso”, conta a magistrada, acrescentando que a mãe concordou que as crianças permaneçam sob a tutela do Estado, até que consiga melhores condições para recebê-los.


Leia mais:


Polícia investiga possível aliciamento de criança achada na Major César 

Pais de menino encontrado dentro da Major César são ouvidos por delegado 

Polícia investiga se menino encontrado em presídio exercia trabalho infantil 

Pai de menino encontrado em presídio é preso pela Polícia Civil 


De acordo com a decisão, as crianças permanecerão abrigados até o fim do ano letivo, quando será averiguada a possibilidade de serem transferidos para a casa de parentes. “Uma tia e uma madrinha de um deles estiveram também na audiência, se dispuseram a colaborar e entenderam. Estamos tomando todas essas decisões em conjunto, para não haver nenhum equívoco e para garantir a segurança dessas crianças”, destaca a magistrada.

Entenda

Há cerca de 20 dias, o Conselho Tutelar de Teresina pediu que o menino e outros três irmãos de 8, 9 e 12 anos fossem encaminhado para uma casa de acolhimento em Teresina. Na ocasião, a juíza Maria Luiza de Moura entendeu que a situação do menino e dos três irmãos era de extrema vulnerabilidade e determinou a transferência das crianças para abrigos da capital.

O pai, Gilmar Francisco Gomes, foi preso preventivamente pela Polícia Civil de Altos, no momento em que pedia autorização para alugar uma casa para onde iria se mudar com a família, no município de Alto Longá. No momento da prisão, o lavrador disse estar arrependido de ter deixado o adolescente no presídio. A Polícia Civil chegou a pedir a prisão preventiva da mãe do garoto, mas o pedido foi negado pela juíza de direito da vara única de Altos, Andrea Parente Lobão Veras.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: