Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Jovem invade escola, aponta arma e assalta estudante no pátio

Um dos suspeitos, que é ex-aluno, rendeu o vigia antes de entrar na escola.

21/05/2015 14:18

Um estudante foi assaltado no pátio da Unidade Escolar Residencial Pedra Mole, na Zona Leste, na noite desta quarta-feira (20). Ele usava o celular quando foi surpreendido por um jovem que apontou a arma para a cabeça da vítima e exigiu que entregasse o aparelho. Outro jovem já aguardava do lado de fora da escola, para facilitar a fuga em uma moto.

Segundo uma estudante da escola, que não quis se identificar, duas turmas estavam sem aula no momento do assalto e houve um grande tumulto na escola. “Tinha muitos estudantes no pátio esperando o iníci9o da outra aula. O assaltante entrou na escola, observou e abordou a pessoa que estava com o celular na mão. Era um aparelho de última geração”, conta a estudante.

Logo em seguida, a vítima informou à direção da escola, que chamou a polícia. De acordo com o major Marcos Vinícius, da Companhia Independente de Policiamento Escolar, dois suspeitos foram identificados e um deles é ex-aluno da escola. “Antes de assaltar o aluno, ele rendeu o vigia. Temos os nomes e agora será intensificado o policiamento no local”, garante o major.

A escola Residencial Pedra Mole não exige o fardamento no turno da noite, onde estudam alunos do ensino médio e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Segundo a estudante que testemunhou o assalto, o portão fica aberto e qualquer pessoa pode entrar, mesmo que não seja aluno. “O vigia não tem como controlar a entrada e saída na escola”, disse, acrescentando que os assaltos do lado de fora são frequentes e lembra que no ano passado houve um tiroteio

O Major Marcos Vinícius orienta que é importa as escolas tomarem medidas administrativas como a exigência do fardamento escolar, bem como informar à polícia qualquer ação suspeita, a exemplo de duplas de moto rondando a escola com veículos sem placa. “Essas medidas não impedem todas as ocorrências, mas ajudam a prevenir alguns crimes”, disse o major.

Recentemente, o Pelotão Escolar se transformou em Companhia de Policiamento Escolar e futuramente será um Batalhão. As viaturas que eram usadas por policiais do Ronda Cidadão estão sendo utilizadas nas escolas. “Estamos fazendo maior cobertura pois passamos de duas para dez viaturas. Isso diminui o tempo de resposta às ocorrências”, disse o Major Marcos Vinícius.

Sempre que houver necessidade da presença de uma viatura para ronda escolar, os diretores devem entrar em contato através do número 3216 3333. 

Mais sobre: