Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Jovem confessa à polícia ter atirado em estivador em assalto a ônibus

Afonso Henrique, de 20 anos se apresentou na Delegacia de homicídio, e foi liberado após a confissão do crime.

20/08/2016 12:54

A investigação do assassinato do estivador José Rodrigues dos Santos, de 42 anos, morto dentro de um ônibus, na zona norte de Teresina no ultimo dia 12, está mais perto de sua conclusão. Durante a tarde de sexta-feira (19) um dos suspeitos de participar do crime se apresentou à polícia. Acompanhado do advogado, Afonso Henrique de Sousa Gaspar, de 20 anos, confessou que foi o autor do disparo que matou o estivador.

Segundo o delegado Danúbio Dias, da Delegacia de Homicídios, a investigação já estava fechando o cerco sobre Afonso, e ele preferiu se entregar. "Como não havia mais o flagrante, estávamos tentando conseguir provas para dar entrada no mandado de prisão. Como ele viu que a gente ia chegar nele, se antecipou", disse o delegado. A confissão espontânea gera um atenuante ao crime de Afonso, e o deixa numa situação mais confortável com relação à justiça. O rapaz foi liberado após a confissão do crime. Como não existe mais flagrante, os policiais irão buscar um mandado de prisão baseado no inquérito e na confissão.

O delegado Danúbio relata ainda que Afonso alega que o estivador José Rodrigues dos Santos reagiu ao assalto, tentando golpeá-lo com uma chave de fenda, ao que o jovem reagiu com um tiro de arma de fogo. Ele também afirma que vendeu a arma usada no crime, e confirmou a participação de Dhenisson Wellington Silva, de 21 anos, preso no último dia 15.


Saiba mais:

Preso acusado de matar estivador em assalto a ônibus, em Teresina 

Homem reage a assalto e é morto dentro de ônibus na zona sul 


Agora, a Polícia Civil segue investigando para identificar outros dois acusados de participar do crime. "Contamos com a participação de pelo menos mais duas pessoas. Ele afirmou que são mais dois, um deles menor. Eles estavam na moto que seguiu ao lado do ônibus durante o assalto, para dar assistência", relata o delegado Danúbio. Afonso Henrique de Sousa não deu informações sobre os comparsas.

Segundo acusado

No último 12, o estivador José Rodrigues dos Santos foi assassinado durante um assalto em um ônibus, na Vila Irmã Dulce, zona sul de Teresina. Segundo testemunhas e o relato dos acusados, o estivador reagiu a ação dos assaltantes com uma chave de fenda, e foi alvejado com três tiros.

O crime foi executado por um grupo de pelo menos quatro pessoas. Dois deles teriam subido no coletivo na parada em frente ao Clube dos Cem, no bairro Vila Irmã Dulce, zona sul da capital, enquanto outros dois acompanhavam em uma moto, para dar assistência à dupla. 

No último dia 15 foi preso o jovem Dhenisson Wellington de Sousa Silva, de 21 anos. Testemunhas do crime informaram a polícia que um dos assaltantes usava uma tornozeleira eletrônica. Usando dados fornecidos pela Secretaria de Justiça, os investigadores descobriram que o acusado esteve no ônibus no momento do crime. 

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: