Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Irmão Guido: agentes acham 30 celulares em embalagem de macarrão instantâneo

No presídio de Esperantina foram encontrados 93 pedaços de ferro que seriam transformados em armas artesanais.

01/04/2015 19:23

Com o objetivo de abortar eventuais tentativas de fugas dos detentos nas unidades penais do Estado, a Secretaria de Justiça (Sejus) deu início, na última terça-feira (31), à Operação Páscoa Segura.

A ação preventiva segue até o próximo domingo (5), nas penitenciárias de Parnaíba, Esperantina, Irmão Guido e Casa de Custódia. De acordo com a Sejus, a operação também pretende coibir a entrada de objetos ilícitos nas unidades, tais como celulares, armas e entorpecentes.

Na tarde desta quarta-feira, 30 celulares foram apreendidos na Penitenciária Irmão Guido, em Teresina. Segundo o diretor do setor de Administração Penitenciária da Sejus, Fagner Martins, os aparelhos estavam escondidos em embalagens de macarrão instantâneo.

Na terça-feira (31), no presídio de Esperantina, foram encontrados 93 pedaços de ferro que seriam transformados em armas artesanais, além de dois celulares, quatro cachimbos artesanais para uso de crack e quatro baterias de celulares.

Agentes encontraram celulares escondidos dentro de embalagens de macarrão instantâneo (Foto: Sejus / Divulgação)

“Estamos intensificando as vistorias nas penitenciárias, tanto junto às celas, como em relação às visitas, o que tem possibilitado a interceptação de equipamentos diversos que poderiam facilitar a fuga de detentos. A orientação da secretaria é para que os agentes fiquem ainda mais atentos durante o período da Semana Santa, que devido ao feriado acaba criando uma ansiedade entre os detentos”, explica Fagner Martins.

Além de intensificar a realização de vistorias nas penitenciárias, a Secretaria de Justiça garante que está adquirindo novos equipamentos de segurança para as unidades prisionais, embora os agentes penitenciários reclamem constantemente da falta de estrutura e de recursos materiais para trabalhar com o mínimo de segurança.

De acordo com a Sejus, na próxima segunda-feira (6), o secretário Daniel Oliveira entregará seis novas equipamentos detectores de metais para atender as penitenciárias de Esperantina, Irmão Guido, Casa de Custódia, São Raimundo Nonato, Picos e, ainda, a equipe de vistoria da pasta.

Nas últimas duas semanas, quatro tentativas de fuga em penitenciárias do Estado foram abortadas. “Estamos trabalhando em todas as frentes, desde ação especial na área de inteligência, à realização de projetos de ampliação e reforço da estrutura penitenciária do Estado”, afirma o secretário Daniel Oliveira. 

Mais sobre: