Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

'Internação garante segurança"™, diz promotora sobre soltura de adolescentes

Gabriela Santana criticou a decisão de juiz que liberou jovens acusados de estupro coletivo em Bom Jesus.

28/05/2016 11:08

Três dias após pedir a internação provisória dos adolescentes acusados de um estupro coletivo em Bom Jesus, o Ministério Público Estadual foi informado de que o juiz daquela comarca, Heliomar Rios Ferreira, determinou a soltura dos jovens , não acatando o pedido feito pela promotora Gabriela Santana de Almeida. Ao criticar a medida, ela afirma que a internação provisória “garantiria a segurança dos adolescentes e a ordem pública”.

Para a promotora, trazer os jovens para o Centro de Internação Provisória em Teresina (CEIP) é a medida acertada, uma vez que há indícios de materialidade que os colocaram na cena do crime, somados ao depoimento colhido de Roberto da Silva Oliveira, único maior de idade envolvido no caso.

“Eu fiquei surpresa quando vi a notícias circulando, porque não havia nem sido informada ainda. É preocupante uma situação dessas, porque eles são acusados de um crime que tem causado revolta na população da cidade. Mantê-los recolhidos seria o mais prudente tanto para eles, quanto para o inquérito”, resume a promotora.

O Ministério Público Estadual havia pedido a internação provisória dos adolescentes para que fosse feito um estudo psicossocial junto às suas famílias. O objetivo seria entender as relações sociais e afetivas que eles mantinham com as pessoas ao seu redor, e traçar seus perfis.

Com a liberação pela Justiça, os quatro adolescentes vão poder responder ao processo em liberdade, mas sempre à disposição da polícia. Uma audiência com todos já foi marcada para a próxima quarta-feira (01). O crime de estupro já foi comprovado através de exame de corpo de delito na vítima, uma adolescente de 17 anos.

Segundo o delegado Aldely Fontinelli, titular de Bom Jesus, os jovens, acompanhados de Roberto, teria se aproveitado da situação de vulnerabilidade da vítima, que havia ingerido grande quantidade de bebida alcoólica, e não estava totalmente consciente quando o crime aconteceu.

O fato correu na noite da sexta-feira (20), e os jovens foram apreendidos na madrugada do domingo (22).

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: