Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mulher denuncia que é mantida em cárcere privado pelo companheiro em Picos

Vítima denunciou que há 11 anos sofre ameaças do companheiro. Polícia acompanha o caso e Conselho Tutelar foi acionado.

06/05/2016 14:12

A Polícia Civil de Picos recebeu, esta semana, uma denúncia de violência doméstica, e está investigando o caso. Uma mulher procurou a Polícia Militar informando que estava sendo mantida em cárcere privado, junto com os filhos, pelo próprio companheiro há pelo menos três meses. Ela contou ainda que sofria ameaças dele desde quando começaram a viver juntos, há 11 anos. A informação é do Conselho Tutelar de Picos, que está acompanhando o caso.

O primeiro a receber a denúncia foi o coronel Edwaldo Viana, comandante da PM de Picos. Ele conta que estava participando de um evento no bairro Parque de Exposições, quando foi surpreendido pela vítima, relatando o que estava acontecendo.

“O evento era bem perto da casa dela. Então ela aproveitou que o companheiro não estava, conseguiu sair e correu até a guarnição para contar o que vinha passando. Imediatamente, eu a encaminhei para a delegacia e acionei o Conselho Tutelar. Ela estava bastante nervosa, ainda ofereceu um pouco de resistência temendo reações do companheiro, mas foi mesmo assim”, explica o coronel.

Em conversa com o PortalODia.com, o conselheiro tutelar que acompanha o caso, Raimundo Oliveira, disse que a mulher se mostrava bastante abalada e nervosa diante dos policiais. “O medo dela era que o companheiro aparecesse e fizesse algo contra os filhos. Ela tem duas crianças, uma de 10 anos, e a outra cinco, e relatou vários episódios em que o menino mais velho foi ameaçado pelo companheiro. Inclusive com arma branca”, explica Raimundo, acrescentando ainda que as crianças também foram ouvidas e reafirmaram a denúncia da mãe.

O companheiro da vítima, que não teve o nome informado pelo Conselho Tutelar, foi conduzido pela PM até a delegacia, pouco depois da denúncia ser feita. No entanto, ele não pôde permanecer preso, diante da ausência de um exame de corpo de delito que comprovasse as agressões físicas e psicológicas contra a mulher e os filhos.

“O que o delegado pôde fazer foi pedir os exames que comprovem as agressões, registrar o primeiro BO e expedir uma medida protetiva em favor da vítima. O companheiro dela está sendo monitorado pela polícia, impedido de se aproximar dela, de chegar perto da residência e de ter qualquer contato com as crianças. Caso contrário, vai ser preso imediatamente”, explica o conselheiro.

O Conselho Tutelar aguarda o resultado do exame de corpo de delito na vítima para decidir sobre o pedido de prisão do suspeito. A Polícia Militar informou que ele é usuário de drogas e já teria vendido boa parte dos pertences da casa para conseguir os entorpecentes.

Diante da falta de estrutura financeira e psicológica da mulher e dos filhos, o Conselho Tutelar de Picos está pedindo para que as pessoas façam doações de roupas e alimentos no sentido se ajudar a família. “Ela é desempregada, dependia do companheiro e a casa não tem quase nada. Falta até o básico para que eles possam viver”, finaliza Raimundo Oliveira. Mais informações sobre as doações podem ser conseguidas pelo telefone: (89) 99900-3148.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: