Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Grileiros tentam falsificar assinatura de juiz para registrar terras no PI

Dupla foi presa em flagrante após tabeliã perceber a falsificação.

06/05/2015 10:34

A Polícia Civil de Uruçuí efetuou a prisão de duas pessoas que tentavam registrar terras em cartório utilizando a assinatura falsificada do juiz José Aírton Medeiros de Sousa, auxiliar da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí. A prisão aconteceu nesta terça-feira (05) após a tabeliã do cartório de Ribeiro Gonçalves perceber que havia algo errado com os traços das letras e acionar a polícia. Ela conhecia a assinatura do magistrado que havia feito inspeções no cartório da cidade recentemente.

Em conversa com o PortalODia.com, o titular da Delegacia Regional de Uruçuí, delegado Jarbas Lima, conta que as terras que os grileiros tentavam registrar estão avaliadas em R$ 1,2 milhão e possuem 20 mil hectares de extensão. “Em depoimento, eles negaram a falsificação e contam que receberam o documento de terceiros quando estiveram em Teresina, o que nos leva a crer que eles possam ser laranjas, até porque são pessoas humildes e que, aparentemente, não teriam condições de falsificar documentos assim”, afirma o delegado.

A própria atitude dos presos levantou suspeitas na tabeliã do cartório. "Ele levaram pessoalmente os documentos para abrir a matrícula e registrar a propriedade enquanto que essa papelada deve ser enviada por mala direta para o cartório", diz o delegado Jarbas Lima. Ele pontua ainda que toda propriedade na região só poderá ser registrada com autorização do Tribunal de Justiça.

Procurado pela reportagem, o juiz José Airton Medeiros informou que foi acionado imediatamente pela tabeliã do cartório assim que ela percebeu a falsificação em sua assinatura. “Ela entrou em contato comigo e informou que havia essas duas pessoas querendo registrar uma grande propriedade com uma assinatura minha da qual eu não tinha conhecimento. Então eu pedi que ela me mandasse uma cópia do papel, procuramos a polícia e aguardamos o retorno dessas pessoas para prendê-las em flagrante”, diz o magistrado.

O delegado Jarbas Lima informou que o documento levado pelos suspeitos foi recolhido e será periciado nos próximos dias. Lima diz ainda que há a possibilidade dos presos serem integrantes de uma organização criminosa maior de grilagem de terras no Sul do Piauí. O juiz da Vara Agrária do Piaui, Heliomar Rios Ferreira, também já foi notificado do caso Os suspeitos, cujos nomes a polícia não quis informar para não atrapalhar as investigações, encontram-se recolhidos na Delegacia de Uruçuí.

Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: