Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fornecedor de cocaína é preso em Teresina com drogas da Colômbia

"Ele disse que a droga dele tem 97% de pureza, e que abastecia as festas da zona leste há muito tempo", relata chefe de investigação.

30/08/2016 16:45

Após quase oito horas esperando de campana, agentes da Polícia Civil conseguiram prender em flagrante Diego Rafael Carvalho dos Santos, de 34 anos. Acusado pelo crime de tráfico de drogas, Diego foi flagrado com três quilos de cocaína, e até tentou se livrar de um deles jogando por cima do muro do condomínio onde morava, com a esposa grávida de 9 meses. 

Fred Maia, chefe de investigação da Delegacia do Silêncio, conta que a prisão foi feita num trabalho conjunto com policiais do 10 Distrito Policial. Após cerca de 15 dias de investigação, descobriram que ele chegaria de viagem durante o final de semana, trazendo a droga direto da Colombia. De posse da informação, os agentes foram autorizados pelo delegado Lucy Keyko para efetuar a prisão. Faltava um sinal que desse certeza de que a droga estava no local.

Cada quilo renderia cerca de R$ 16 mil. (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)

"Ficamos de 10 da manhã até as 17 horas esperando. Até que notamos que o porteiro do prédio tinha estranhado nossa atitude e informou ele que havia alguém vigiando o apartamento. Então tivemos que entrar de qualquer jeito", comentou o agente Fred Maia, acrescentando que ele e os outros agentes tinham receio de que a esposa de Diego pudesse ficar nervosa e isso prejudicasse o bebê.

Os agentes bateram na porta, anunciando que o apartamento estava cercado. Segundo Fred Maia, o acusado demorou cerca de 10 minutos para abrir, e um outro policial o flagrou jogando uma das barras de cocaína pela janela, por cima do muro. Depois do flagra, Diego abriu a porta e se entregou.

"Depois que ele abriu, entramos e ele confirmou. Mandamos ele dizer onde estava o resto da droga, e ele entregou os 3kg. Confessou que fazia o transporte constantemente, da fronteira com a Colômbia para o Piauí. Disse que a droga dele tem 97% de pureza, e que abastecia as festas da zona leste há muito tempo", relata o agente Fred Maia.

Cada quilo renderia cerca de R$ 16 mil. "Outros traficantes pegam essa quantidade e fazem até quatro vezes mais, por que adulteram a droga com outros materiais, como fermento ou pó de gesso. Mas ele diz que a dele, ele vende do jeito que estava", comentou o policial. Segundo ele, Diego não vendia diretamente para o usuário, mas para outros traficantes. "É um canal a menos para os traficantes de Teresina", afirma o investigador.

Diego Rafael afirmou aos policiais ser o "dono" da zona Leste e Centro de Teresina, e que vende droga para membros da alta classe da capital.  Ele é natural de Manaus, e contou que a cocaína entra no Brasil pela fronteira entre a cidade colombiana de Letícia e o município brasileiro de Tabatinga, no Amazonas. Os dois países são separados por uma avenida, sem barreira ou fiscalização, um caminho livre para traficantes e contrabandistas. 

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: