Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em depoimento, filha diz que era chantageada pelo pai ao ser estuprada

Pai abusava das três filhas, de 4, 8 e 13 anos. Ele ameaçava continuar violentando as filhas menores se a adolescente denunciasse o pai à polícia.

28/04/2016 09:02

Um homem, de 39 anos, foi preso acusado de estuprar as próprias filhas, de 4, 8 e 13 ano em Castelo. A prisão ocorreu na noite desta quarta-feira (27) durante a operação Meninas de Castelo, uma ação conjunta da Polícia Civil e Militar das cidades de Castelo, São Miguel e Assunção do Piauí. Outro acusado de tentativa de estupro a uma jovem de 19 anos também foi preso.

De acordo com o Delegado Renato Pinheiro, a mãe das crianças cometeu suicídio e deixou uma carta pedindo que as filhas não ficassem morando com o pai. “Ela deixou carta dizendo que não queria ver as filhas morando com o pai e que não tinha mais forças para reagir. Que se sentia culpada. Foram dois anos estuprando as filhas”, relatou o Delegado.

Foto: Divulgação/PC

As denúncias de abusos ocorreram após a morte da mãe, quando as filhas de 8 e 13 anos pediram para morar com a tia e contaram o que acontecia na casa. Depois, familiares encontraram a carta deixada pela mãe, que José Lopes da Silva havia escondido, e acionaram a polícia.

“A menina de 8 anos chorava muito quando precisava falar sobre o assunto, ela ficava alterada. A psicóloga então pediu que ela escrevesse cartas contando o que acontecia. Já a de 13 anos falava melhor. Ela contou que chantageada e ameaçada pelo pai quando era abusada”, explicou o delegado.

Durante o depoimento à polícia, a filha mais velha do casal contou que o pai ameaçava continuar violentando as irmãs da menina caso ela denunciasse o homem. Ela afirmou ainda que o pai pedia para o filho de 10 anos sair de casa para ele ficar só com as três meninas.

José Lopes da Silva foi preso em casa, na zona rural da cidade de Castelo, após quase um ano das denúncias.

Francisco Iraniano Ferreira também foi preso na Operação Meninas de Castelo. Ele é acusado de tentar estuprar uma jovem de 19 anos na última segunda-feira (25). A mulher foi socorrida por populares completamente despida e em estado de choque após resistir à violência e ser ameaçada com uma faca.

“Ainda temos dúvidas sobre a confirmação do estupro. Ela ainda está muito fragilizada e afirma que não chegou a ser estuprada, que ele tentou abusá-la por 20 minutos. Vamos investigar isso porque ela está muito preocupada com o que o povo da cidade vai pensar dela, então ainda não temos a confirmação. Mas o fato dele ter tentado estupra-la e ter subtraído o celular da jovem após a tentativa já se configura dois crime”, disse o Delegado Renato Pinheiro.

A polícia informou ainda que a jovem reconheceu o acusado e que o celular da vítima foi apreendido com Francisco Iraniano. Ele foi encontrado em casa após o veículo do agressor ser rastreado.

Os presos devem ser encaminhados para a Penitenciária de Altos, onde deverão ficar em uma cela isolada devido os crimes cometidos. 

Edição: Nayara Felizardo
Por: Ithyara Borges
Mais sobre: