Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em 5h, presos fogem da Irmão Guido e fuga é abordada na Custódia

Três detentos fugiram da Irmão Guido e uma tentativa foi interceptada na Casa de Custódia ontem (30).

31/08/2015 09:12

Três detentos fugiram do pavilhão B, da penitenciária Irmão Guido, na tarde de ontem (30), por volta das 14 horas. O trio cavou um buraco em uma das celas e utilizou uma corda de lençóis para escalar o muro do local. De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), os presos aproveitaram o momento de um culto evangélico para fugir.

"Era para ter sido uma fuga em massa, mas um dos detentos ficou preso no buraco cavado no fundo da cela. Antes disso, a administração da penitenciária fez uma vistoria em todas as celas e nada foi detectado, mas eles aproveitaram o momento de um culto evangélico que era realizado no pátio, para quebrarem a cela e não serem ouvidos", contou o diretor administrativo do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda.

Corda de lençóis utilizada pelos detentos para escalar o muro da penitenciária

Os três fugitivos foram identificados como Antônio Fredison Pereira Passos, preso por tráfico de drogas; Heloilson Oliveira Dias, preso por roubo qualificado; e João Eduardo Sousa Alves. "Os agentes estavam focados na segurança dos visitantes que estavam no local, com isso eles quebraram a estrutura e retiraram a barra de ferro da cela e quebraram o cadeado", contou Holanda.

Os detentos fugiram pela cela D1 que é uma das mais isoladas do complexo, pois fica nos fundos da penitenciária. Os presos após saírem da cela, escalaram o muro e também passaram por uma cerca elétrica, que não funciona há algum tempo. "O sistema prisional como um todo é frágil, e existem poucos agentes atuando na segurança dos locais. Esses detentos que fogem, só são recolocados no sistema quando são presos em delito, com isso a sociedade fica vulnerável", finalizou Kleiton.

Administração registra tentativa de fuga na Casa de Custódia

Na manhã de ontem (30), uma tentativa de fuga também foi registrada em outra penitenciária de Teresina. Detentos da Casa de Custódia se organizavam no pátio quando foram notados pelos agentes em plantão. A movimentação se iniciou após a liberação dos presos para o banho de sol. 

"A vigilância detectou a movimentação estranha próximo a uma caixa receptora de esgoto que fica no pátio e avisou aos outros plantonistas que foram verificar, ao chegarem ao pátio viram que já havia um buraco cavado ao lado da caixa que seria usado para fuga dos detentos. Eles agiram em silêncio, mas isso não foi o suficiente, já que o local que seria usado pra fuga fica no pátio", disse Kleiton Holanda.

Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: