Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleições: 1.600 policiais de Teresina reforçam segurança no interior do PI

Tropas devem ocupar locais de votação e atuar no patrulhamento ostensivo

29/09/2016 10:52

As cidades do interior do Estado estão recebendo mais reforços na segurança por conta das eleições municipais que ocorrem neste fim de semana. Segundo a Polícia Militar, já foram deslocados cerca de 1600 policiais de Teresina para atuarem nos locais de eleição e no patrulhamento ostensivo pelo Piauí, sendo 1400 praças e mais 200 oficiais. A maioria deles embarcaram hoje (29), e devem retornar apenas na segunda-feira (03).

Foto: Divulgação/PM

Com o clima político mais acirrado, alguma cidades do Piauí solicitaram a presença de reforço mais cedo. Na primeira fase de distribuição, cerca de 400 policiais foram encaminhados para o interior na terça-feira (27). Segundo o subcomandante da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho, as cidades de Pedro II, Luzilândia, Fronteiras e Paulistana manifestaram necessidade de controle policial por conta do acirramento.

"Os juízes eleitorais estão sempre monitorando com a gente, e nos casos de maior acirramento é alertado e a gente consegue deslocar o efetivo para fazer a segurança e reforçarem os batalhões das cidades. Fora isso, o efetivo é distribuído de acordo com os locais de votação, por exemplo, na região de Picos são cerca de 509 locais e a gente precisa considerar isso", explicou o coronel. As regiões das cidades de Picos, Campo Maior e Piripiri devem receber o maior reforço do efetivo. 

Em Teresina, a segurança conta com 550 policiais militares distribuídos pelos locais de votação, além de mais 800 quem atuam na segurança ostensiva através dos Batalhões de Polícia Militar, para o controle e atendimento de ocorrências que venham a acontecer durante a fase final das eleições.

As equipes consideradas reservas também foram ativadas para a segurança no Piauí. Segundo o subcomandante da PM, os batalhões especiais do BOPE, RONE, CHOQUE, Cavalaria, Canil e patrulhamento aéreo devem atuar em Teresina, e caso haja maior acirramento pelas cidades do interior, eles podem ser deslocados para atender a demanda.

Mais sobre: