Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Drogas, celulares e dinheiro são apreendidos em operação na Casa de Custódia

Operação de Pacificação encontrou 16 celulares, 34 baterias, 10 chips de celular, um carregador solar de bateria, 350g de drogas, 12 cadeados, 12 cachimbos, 147 ferros e R$ 1.922

23/07/2016 14:53

Aconteceu na manhã deste sábado (23) uma operação de pacificação da Casa de Custódia de Teresina. O objetivo da ação, que contou com o trabalho de 83 homens das forças de segurança pública, é garantir a segurança na unidade, ao dar prosseguimento às medidas de repressão e prevenção no sistema prisional.

Foram apreendidos 16 celulares, 34 baterias e 10 chips de celular, um carregador solar de bateria, 350g de crack, cocaína e maconha, 12 cadeados, 12 cachimbos, 147 ferros e R$ 1.922. A Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) informou que está abrindo procedimentos administrativos e acionando a Polícia Civil para investigar a situação da Custódia.

A operação de pacificação ocorreu em todos os nove pavilhões e participaram o Grupo de Intervenção Prisional, Comando de Operações Prisionais, Equipe de Disciplina e Guarda da Casa de Custódia, Força Tática do Promorar e equipes de vistoria da Casa de Custódia, Casa de Detenção de Altos e Penitenciária Regional Irmão Guido.

"Tiramos esses objetos dos detentos, mas é preciso ressaltar que nos preocupa a entrada desse material. Continuaremos realizando, sistematicamente, essas operações, trabalhando tanto na parte repressiva como na preventiva, estudando mecanismos que impeçam a entrada de objetos ilícitos na unidade", pontua o gerente da Custódia, tenente Jean Carlo Bezerra.

A ação deste sábado foi acompanhada pelo subsecretário de Justiça, Carlos Edilson Sousa, e pelo diretor da Unidade de Administração Penitenciária, Enemésio Lima. De acordo com o subsecretário, a operação reflete o trabalho estratégico e na área de inteligência na segurança prisional que vem sendo adotado no sistema. "Vamos intensificar essas operações, melhorar os procedimentos de vistoria. Até agosto, também entregaremos novos equipamentos para reforçar os procedimentos de revista", pontua Carlos Edilson Sousa.

Nas últimas duas semanas, a gerência da Casa de Custódia de Teresina prendeu três mulheres tentando entrar com drogas na unidade. Em Esperantina, a gerência do presídio da cidade também prendeu duas mulheres tentando entrar com 29 baterias e um chip de celular. A Secretaria de Justiça está fazendo um levantamento de quantas prisões foram feitas no ano.

Fonte: Sejus
Mais sobre: