Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

DP"™s registram um Boletim de Ocorrência a cada três minutos

Em 12 dias, delegacias metropolitanas receberam mais de 64 mil ocorrências.

02/09/2015 14:40

Os Distritos Policiais da região metropolitana de Teresina registraram 64.736 boletins de ocorrência em apenas 120 dias, segundo levantamento feito pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sinpolpi). A média é de um BO a cada três minutos.

Os dados revelam que, somente o 1ºDP, no Centro, registrou 3.460 ocorrências em cinco meses, sendo seguido do 4º DP que atende ao Parque Piauí, com 3.109 BO’s. De janeiro a abril, foram 25 mil Boletins de Ocorrência registrados no sistema da Polícia Civil e apenas 3% deles viraram inquéritos policiais.

Os outros Distritos Policiais que registraram grande número de ocorrências foram o 2ºDP, na Primavera (2.422); o 8ºDP, do Dirceu (2.078); e o 11ºDP, na Piçarreira (2.440). No interior e no litoral, uma das delegacias mais procuradas pela população foi o 1ºDP de Parnaíba, que registrou quase mil BO’s em apenas cinco meses.

Para o Sinpolpi, fica claro, a partir dos números, que as Delegacias Distritais da Capital são as mais procuradas pela população, no entanto, elas não dispõem da estrutura necessária para atender à demanda de forma eficiente. “São várias as carências, inclusive no que diz respeito ao número de pessoal. Há casos em que o plantonista acumula a função de chefia de investigação quando isso não deveria ocorrer”, afirma o presidente do Sinpolpi, Constantino Júnior. O presidente do sindicato critica ainda os investimentos da Secretaria de Segurança nas Delegacias Especializadas do Estado em detrimento dos Distritos Policiais na região metropolitana.

O Sinpolpi cita as falhas no sistema eletrônico da Polícia Civil que dificultam os registros das ocorrências e o encaminhamento de dados entre as delegacias. “É o caso da Delegacia da Mulher Divisão Sudeste, que, muitas vezes, precisa acionar o sistema do 8ºDP para registrar seus Boletins de Ocorrência”, explica.

Delegacias podem ser fechadas durante a noite

No último dia 17 de agosto, o delegado geral Riedel Batista  (foto ao lado) anunciou uma medida da Secretaria de Segurança que pretende fechar os Distritos Policiais de Teresina durante a noite e implantar oito delegacias polos que funcionarão 24 horas por dia e serão distribuídas pelas cinco zonas da Capital. O Centro e a zona Sudeste terão uma delegacia polo. Já as zonas Leste, Sul e Norte terão duas delegacias cada. A medida, segundo o delegado, visa melhorar o atendimento à população

“Hoje, como todos os DP’s funcionam 24 horas por dia, durante o plantão da noite só ficam dois a três agentes por distrito. Com essa mudança, será possível escalar de cinco a seis agentes por noite. Assim, nós vamos conseguir realizar diligências em todos os crimes, o que nem sempre acontece”, diz Riedel.

O Sindicato dos Policiais Civis mostraram apoio à medida, no entanto, pedem mais esclarecimento por parte da cúpula da Segurança como sobre o que será feitos com os Distritos que permanecerão fechados durante a noite. “Falaram em contratar uma empresa privada para cuidar dessas delegacias, mas nós queremos saber quanto isso vai custar para a sociedade e porque não falam sobre chamar os aprovados nos concursos”, diz o presidente do Sinpolpi.

O PortalODia.com tentou contato com o delegado Jetan Pinheiro, gerente das Delegacias Especializadas, e com o delegado Luccy Keykko, gerente de policiamento metropolitano, para falarem sobre o caso, mas não obteve retorno.

Por: Da Redação
Mais sobre: