Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Detentos saem de presídio para praticar crimes e são recapturados

Agentes penitenciários flagraram quatro internos da Major Cesar tentando entrar de volta na unidade, que não tem muros.

24/03/2017 10:46

Quatro detentos da colônia agrícola Major César foram abordados e capturados do lado de fora da unidade ontem (23). Segundo informações preliminares obtidas pelo Sinpoljuspi (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí), os quatro estariam saindo do local para praticar crimes na região do entorno da colônia, e voltariam para a carceragem durante a madrugada.

Quatro detentos foram recapturados (Foto: Divulgação/ Sinpoljuspi)
Além dos quatro presos recapturados, os agentes penitenciários da Major César fizeram ainda uma vistoria nos alojamentos da unidade e encontraram celulares, porções de drogas e, ao todo, 15 facas, entre facas de cozinha e facões, de posse dos presos. Diferente das facas encontradas em presídios como Casa de Custódia ou Irmão Guido, as armas apreendidas na Major César não são feitas artesanalmente dentro das celas.

A Colônia Agrícola Major Cesar abriga presos em regime semiaberto. Alguns deles podem sair durante o dia para trabalhar, e voltam para a unidade durante a noite. O local não possui muros: cercas de arame são o que impede a saída dos detentos. Segundo Vilobaldo Carvalho, diretor do Sinpoljuspi, os presos saem livremente.


Leia mais:

Presos fogem da Major César, roubam moto e voltam para prisão 


“A gente nem diz que é fuga, por que lá as grades estão arrebentadas, cercas cortadas, guaritas vazias, não tem a vigilância da Políca Militar do lado de fora. Os presos saem livremente”, disse Vilobaldo. Segundo ele, presos saírem para praticar assaltos na cidade de Altos ou na zona rural de Teresina são casos comuns.

Facas e celulares encontrados em vistoria na colônia agrícola Major Cesar (Foto: Divulgação/ Sinpoljuspi)
“É uma situação de reclames há bastante tempo, mas a Sejus [Secretaria de Justiça] nunca fez a reforma que prometeu. Recentemente, o Ministério Público Federal cobrou uma reforma, e penso que finalmente deva sair”, disse Vilobaldo Carvalho, se referindo à reforma e à construção de um muro para a unidade.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: