Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pavilhões são estabilizados e motim começa a ser controlado na Custódia

Presos atearam fogo em pelo menos três pavilhões do presídio que fica na zona Sul de Teresina. Cinco detentos ficaram levemente feridos, mas passam bem.

20/08/2017 21:36

Atualizada às 00h13min

A Secretaria de Justiça informou que cinco detentos se feriram levemente, foram atendidos pela equipe de saúde e passam bem. Não foi divulgado de que pavilhões eles eram e nem seus nomes.

Atualizada às 23h54min

Depois de pouco mais de duas horas o motim na Casa de Custódia começou a ser controlado pelas forças de segurança, de acordo com a Secretaria de Justiça (Sejus). Por meio de nota, o órgão gestor dos presídios do Estado informou que a agitação dos presos nos Pavilhões E, F e H foi estabilizada e que até o momento não há indícios de mortos ou feridos. As equipes da Tropa de Choque da PM, Bope, Comando de Operações Prisionais, Corpo de Bombeiros e agentes penitenciários permanecem na unidade até que o presídio esteja estabilizado.

Confira a nota da Sejus na íntegra:

O motim na Casa de Custódia foi controlado. Os três pavilhões amotinados (E, F e H) foram estabilizados pelas forças de segurança. Até o momento, não há indícios de feridos ou mortos.

As equipes da Tropa de Choque da Polícia Militar, Bope, Comando de Operações Prisionais, Corpo de Bombeiros e agentes penitenciários permanecem na unidade, para garantir total estabilização.

A Secretaria de Justiça e a gerência da casa de Custódia farão uma vistoria na unidade, para verificar a situação geral no presídio e prevenir a ocorrência de novos distúrbios.

Equipes da Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária (DUAP) e Diretoria de Inteligência e Proteção Externa (Dipe) estão na penitenciária, coordenando a ação de contenção.

A equipe da Diretoria de Humanização e Reintegração Social também está na unidade, dando suporte aos familiares de detentos. Uma ambulância do Samu foi colocada à disposição do presídio.

Secretaria de Estado da Justiça do Piauí

Iniciada às 21h36min

Detentos da Casa de Custódia, localizada na zona Sul de Teresina, iniciaram uma rebelião na noite deste domingo (21). Segundo informações de Jefferson Dias, diretor de Assuntos Sindicais do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), os presos quebraram celas e iniciaram um incêndio nos pavilhões F, E e H do presídio.

Detentos iniciam rebelião na Casa de Custódia na zona Sul de Teresina. (Foto: Divulgação/Sejus)

De acordo com o Sinpoljuspi, a situação no local é crítica. Os presos que se rebelaram quebraram celas e atearam fogo nos pavilhões, há relato de tiros disparados no local. Equipes da Tropa de Choque da PM, Bope, Comando de Operações Prisionais, Corpo de Bombeiros, além dos próprios agentes penitenciários da própria Casa de Custódia, estão atuando para conter o motim na penitenciária.

“O negócio lá está muito tenso, tem muita polícia, muito tiro. O fogo está incontrolável”, alerta Jefferson Dias. Para ele, a rebelião teria iniciado devido à superlotação do presídio, que possui capacidade para apenas 330 presos, mas atualmente abriga mais de 1 mil detentos no regime fechado. “A preocupação maior agora é para onde levar esses presos que quebraram as celas? Onde vamos colocar?”, questiona o diretor de Assuntos Sindicais do Sinpoljuspi.

Detentos iniciam rebelião na Casa de Custódia na zona Sul de Teresina. (Foto: Divulgação/Sinpoljuspi)

Há uma grande movimentação no local. Familiares de detentos estão aguardando por informações do lado de fora da penitenciária. O SAMU e o Corpo de Bombeiros foram acionados. A Defensoria Pública está se deslocando para o local.

Em nota, a Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) informou que está atuando com equipes de agentes penitenciários e policiais militares para conter o motim. Segundo a Sejus, o motim atingiu três pavilhões (E, F e H), sendo que os pavilhões E e F já foram controlados e as equipes de segurança estão, no momento, estabilizando o F. 

Um vídeo divulgado pelo Sinpoljuspi mostra o momento em que os detentos iniciam o motim. Pelas imagens, é possível ouvir o barulho dos detentos vindo de dentro dos pavilhões. Em determinando momento, o autor do vídeo informa que os detentos atearam fogo no pavilhão G.

Veja o vídeo:


Leia a nota na íntegra:

A Secretaria de Justiça do Estado informa que está atuando com equipes de agentes penitenciários e policiais militares para conter motim que está ocorrendo na Casa de Custódia de Teresina.

O motim atingiu três pavilhões (E, F e H). Os pavilhões E e F já foram controlados e as equipes de segurança estão, no momento, estabilizando o F.

Estão atuando na estabilização do presídio a Tropa de Choque da PM, Bope, Comando de Operações Prisionais, Corpo de Bombeiros e agentes penitenciários da própria Casa de Custódia.

Secretaria de Estado de Justiça do Piauí

Aguarde mais informações

Por: Nathalia Amaral, com atualização de Maria Clara Estrêla
Mais sobre: