Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Detentos fazem rebelião em Picos após morte de dois presos

Segundo Sinpoljuspi, os dois eram membros de facções rivais e acabaram mortos após briga. Presídio feito para 157 presos abriga mais de 480.

03/11/2016 08:07

Os agentes penitenciários e policiais militares da cidade de Picos tiveram que lidar, durante a noite de ontem (2) e o início da madrugada de hoje, com uma rebelião em todos os quatro pavilhões da Penitenciária João de Deus Baros. Os presos se rebelaram depois que souberam da morte de um dos detentos, perfurado por outro preso em uma briga. Os dois envolvidos na briga morreram.

(Foto: Divulgação/ Sinpoljuspi)

Presos fizeram estragos na estrutura do presídio durante rebelião, com paredes danificadas e grades arrancadas. 

A rebelião se iniciou por volta das 19h e só foi controlada à 1 da manhã. Segundo o vice-presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda, dois presos começaram uma briga por volta do meio dia, em que um perfurou o outro com armas feitas com os vergalhões retirados das paredes. Benedito Josenildo Alves, conhecido como Jotinha, foi ferido e morreu ainda dentro do presídio. O outro, Aderi Pereira do Nascimento, vulgo Pezinho, também foi agredido e chegou a ser atendido no hospital da cidade, mas não resistiu e veio a óbito.

"A rebelião começou depois que houve a confirmação da morte do Aderi. Ninguém sabe como eles souberam, mas se rebelaram por volta das 19h", relatou Kleiton Holanda. Segundo ele, os dois pertenciam a facções rivais, que brigam pelo controle do tráfico de drogas de dentro da penitenciária. 

Benedito Josenildo Alves, de 30 anos, fora condenado por tráfico de drogas. Aderi Pereira do Nascimento, também de 30 anos, estava preso desde 2015 por furto de moto, e já tinha passagem pelo sistema prisional por homicídio.

"O segundo ponto que causa a rebelião é a superlotação", comenta Kleiton. Na penitenciária de Picos, há vagas para 157 presos, mas abriga cerca de 480. "No meio do ano, esse número chegou a 500", relata o sindicalista. O pequeno presídio formado por quatro pavilhões teve sua estrutura bastante danificada pelo motim.  A rebelião começou pelo Pavilhão A, que fica próximo à entrada. Os presos fizeram barricadas com colchões em chamas, arrancaram barras das celas e arrebentaram cadeados. A penitenciária conta com apenas cinco agentes de plantão.


A rebelião foi controlada com o trabalho da Polícia Militar e do Comando de Operações Prisionais  - o COP - grupo formado por agentes penitenciários para lidar com essas situações. Kleiton Holanda comenta que o clima dentro da unidade ainda é tenso. "E essa tensão deve perdurar por mais uma semana", afirma.

O presidente do Sinpoljuspi, José Roberto Pereira, o vice-presidente Kleiton Holanda e o diretor de assuntos sindicais Jefferson Dias farão visita na penitenciária ainda hoje para atestar os estragos na estrutura da unidade.

SEJUS

A Secretaria de Justiça do Piauí divulgou nota onde confirma o fim da rebelião. De acordo com o texto, 40 policiais foram mobilizados, além do COP, Corpo de Bombeiros e o Samu. 

A nota afirma que há 389 detentos na unidade, número diferente do divulgado pelo Sinpoljuspi e noticiado anteriormente.

Veja a nota na íntegra:

Agentes penitenciários e policiais militares controlam rebelião na Penitenciária Masculina de Picos

Unidade prisional está pacificada, no momento, e presos estão nas celas

Agentes penitenciários e policiais militares controlaram uma rebelião de presos ocorrida na Penitenciária Masculina de Picos que teve início por volta das 18h30 dessa quarta (2) e foi contida antes da meia-noite.

Para controlar a situação, 40 policiais militares foram enviados ao local, bem como o Comando de Operações Prisionais e agentes penitenciários de outros presídios da região, para dar suporte.

A Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Sejus (Dipe), o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estiveram na penitenciária para auxiliar as equipes.

De acordo com a Sejus, as forças de segurança pública e prisional permanecem no local para garantir a total pacificação do presídio e prevenir a ocorrência de novos distúrbios.

“O presídio está em ordem, no momento. Todos os presos estão nas celas e não houve feridos durante a rebelião”, explica o diretor adjunto da Penitenciária de Picos, Hemerson Barbosa.

A equipe de Engenharia do órgão também foi deslocada para a Penitenciária de Picos, para fazer o apanhado da situação estrutural e iniciar os reparos sobre os danos, imediatamente.

Logo após a contenção da rebelião, uma vistoria começou a ser feita na penitenciária, para verificar a situação dos detentos e fazer um levantamento preliminar sobre a estrutura física.

A Penitenciária Masculina de Picos possui quatro pavilhões e 389 detentos. A Secretaria de Justiça do Estado estuda construir um novo presídio no município.

Demais presídios estão em estado de alerta

A Secretaria de Justiça do Piauí também está colocando todas as equipes de segurança prisional e pública em alerta máximo em todos os presídios do Estado. O objetivo, de acordo com a Sejus, é evitar que distúrbios aconteçam nas demais unidades penitenciárias.

Mortes estão sendo investigadas

Por volta das 13h dessa quarta (2), durante o banho de Sol na Penitenciária de Picos, dois presos morreram: Francisco Alderi Pereira de Nascimento, preso por roubo, e Benedito Josenildo Alves, preso por tráfico de drogas. A Sejus está investigando as mortes.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: