Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Detento é morto por sufocamento dentro da Casa de Custódia

Penitenciária teve princípio de motim após o crime, mas foi abafado. Para Sinpoljuspi, a qualquer momento pode ocorrer rebelião com mais mortos.

17/01/2017 11:02

Um preso foi assassinado dentro da Casa de Custódia, no pavilhão C, na manhã de hoje (17). O corpo de Rosemberg da Silva Costa, de 29 anos, foi encontrado no pátio do pavilhão durante o banho de sol, por volta das 10 horas da manhã. O rapaz estava preso deste julho de 2015, sentenciado por tráfico de drogas.

As informações são do vice-presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda. Segundo ele, Rosemberg foi encontrado ainda com um pano enrolado no pescoço e com sinais de sufocamento. "Tudo leva a crer que ele foi assassinado por outros presos, mas ainda não se sabe quem são", disse Kleiton. A delegacia de homicídios investiga o caso.

Alguns presos tentaram iniciar uma rebelião logo após o crime, mas segundo Kleiton Holanda, a situação foi rapidamente abafada. Segundo ele, o sistema prisional do piauí está em "alerta máximo".  "O perigo é iminente. A qualquer momento podemos ter uma rebelião com mais mortos. Existe uma briga de poder ocorrendo dentro dos estabelecimentos. O Estado menospreza, dizendo que não há facção, mas as provas estão aí. Há alguém mandando executar presos.", disse.

Rosemberg estava preso em uma cela projetada para abrigar apenas um homem, mas que dividia com outros cinco presos. Como o crime ocorreu durante o horário de sol, não é possível acusar os companheiros de cela pelo crime, mas estes deverão ser ouvidos pela Delegacia de Homicídios. 

Esta é a segunda morte ocorrida dentro do sistema prisional de 2017, e se assemelha com a primeira no método. No último dia 12, um detento foi morto por outros dois dentro de um carro-cela no momento em que estava sendo transferido.  Humberto Hilton Fernandes de Moraes viajava com sete presos, da Casa de Custódia para as penitenciárias de Floriano e de São Raimundo Nonato. A morte foi percebida já na entrada de Floriano, para onde a vítima seria transferida. Ele foi morto também por sufocamento.

Secretaria de Segurança já havia enviado a Tropa de Choque para a penitenciária, de forma preventiva. 19 policiais militares foram colocados. Uma base do Grupo de Intervenção Prisional também foi instalada na Penitenciária Regional Irmão Guido. 

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: