Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Morte de detento indica existência do Comando Vermelho no Piauí

Humberto Wilson Fernandes Moraes, estava com outros dois presos, Alisson Pereira da Silva e Rafael de Oliveira Carvalho, que estão sendo acusados pelo assassinato

12/01/2017 12:54

Um nova facção pode estar atuando no Piauí, além das cinco que já tinham sido identificadas em um levantamento realizado pelo Jornal O Globo nesta semana. Trata-se do Comando Vermelho (CV), que estaria envolvido na morte do detento Humberto Hilton Fernandes de Moraes, supostamente integrante do PCC. 

A vítima foi assassinada por outros dois presos, Francisco Alisson Pereira da Silva e Rafael de Oliveira Carvalho, que seriam integrantes do Comando Vermelho. 

Os três estavam no carro-cela da Secretaria de Justiça e seriam transferidos da Casa de Custódia para as penitenciárias de Floriano e de São Raimundo Nonato.

De acordo com José Roberto Pereira, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Humberto teria participado da última execução que ocorreu dentro da Casa de Custódia, no ano passado. Ele também teria envolvimento com outras mortes. "Há informação de que a briga era entre o PCC e o CV. O primeiro já sabíamos que existia, mas o segundo é novidade para nós", afirma José Roberto.

O detento assassinado estava em liberdade, mas voltou a praticar crime e estava no Distrito Policial até ontem, quando ocorreu uma audiência de custódia e o juiz determinou a sua transferência para a penitenciária de Floriano, devido à lotação da Casa de Custódia", informou Pereira.

As outras facções que estariam atuando nos presídios do Piauí são Bonde dos 40, Primeiro Comando de Campo maior, Primeiro Comando de Esperantina e Facção Criminosa de Teresina. Oficialmente, entretanto, a Secretaria de Justiça nega a existência desses grupos.

Atualizada às 14h50

Um detento foi morto por outros dois na manhã desta quinta-feira (12) no momento em que estava sendo transferido, juntamente com sete presos, da Casa de Custódia para as penitenciárias de Floriano e de São Raimundo Nonato. A morte foi percebida já na entrada de Floriano, para onde a vítima seria transferida.

O homem assassinado, identificado como Humberto Hilton Fernandes de Moraes, estava em um carro-cela da Secretaria de Justiça com outros dois presos, Francisco Alisson Pereira da Silva e Rafael de Oliveira Carvalho, seriam levado para a penitenciária Vereda Grande, em São Raimundo Nonato, a 517 km de Teresina.

De acordo com nota da Secretaria de Justiça, Francisco Alisson e Rafael confessaram o crime, que teria ocorrido por enforcamento. A perícia identificou que Humberto Wilson morreu devido a uma asfixia traumática. O corpo está sendo transferido para o Instituto Médico Legal de Teresina.

O caso está sendo investigado pelo delegado regional de Floriano, Francisco de Assis. “Pelo que apuramos até agora, havia conflitos entre eles anteriormente, ainda quando estavam na Casa de Custódia”, afirma o delegado.

A Sejus destacou que a Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária da Secretaria de Justiça do Piauí fazia a escolta dos presos de acordo com os procedimentos padrões de segurança, em condições adequadas de transporte, tendo sido feita uma vistoria junto aos detentos, antes da transferência. Uma sindicância está sendo aberta pela Secretaria de Justiça, para apurar o caso.

Os detentos Francisco Alisson e Rafael estavam presos por roubo. Eles foram conduzidos para a Delegacia de Floriano, onde foram autuados por homicídio. Humberto havia sido preso ontem (11), por roubo qualificado.

Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: