Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Detento morre após ser atingido com 27 perfurações na Casa de Custódia

A família informou que José Renato estava preso há dois anos no complexo.

09/07/2015 10:22

As visitas no pavilhão onde o crime aconteceu está interditado para vistoria, visitas não estão sendo permitidas após José Renato ser morto. Segundo Vilobaldo Carvalho, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), o procedimento é rotineiro.

"Isso acontece quando há situações como o homicídio ocorrido, a interdição aconteceu para tentar encontrar a barra de ferro usada pelos detentos para atingir José. A vítima era envolvida em um homicídio ocorrido no ano passado, acredita-se que vingança seja o motivo do homicídio", disse Vilobaldo. 

Atualizada às 11:45

Um detento, identificado como José Renato da Silva, de 21 anos, foi morto dentro da Casa de Custódia José Ribamar Leite na tarde de ontem (08) após uma briga com outros detentos. A vítima sofreu vinte e sete perfurações no corpo, de acordo com a família. Parentes do jovem receberam a informação pela administração da penitenciária. Eles contam que José esteva preso há dois anos, mas não informaram o motivo.

"Ontem a tarde fomos informados que ele faleceu, mas não nos deram esclarecimentos sobre o motivo ou como aconteceu. Ele está com 27 perfurações do corpo e não fizeram nenhuma sutura, é lamentável", conta a tia da vítima, Maria Anita Sousa.  A família recebeu poucas informações e afirma não saber se o ataque a vítima aconteceu ainda no dia de ontem (08), ou se ele estava hospitalizado e veio a óbito. 

PortalODia.com entrou em contato com a direção das Unidades de Administração Penitenciária que informou sobre o crime. Segundo Fagner Martins, ontem houve uma briga no pátio da unidade e José Renato acabou sendo atingido. " Já haviam uma rixa com outros detentos por conta de outros homicídios cometidos dentro da Casa de Custódia. Ele foi atingido com um ferro, removido da estrutura da unidade", disse o diretor. 

Segundo o diretor, o detento ainda saiu caminhando da Unidade após ter sofrido as perfurações e foi encaminhado para o Hospital de Urgências de Teresina (HUT). " Suspeitamos que houve negligência médica, cerca de duas horas esperando antedimento. Devido a demora, o detento acabou vindo a óbito", disse Fagner. 

​Por meio de nota, o Hospital de Urgências de Teresina informou que o paciente deu entrada no local com múltiplas lesões e perdeu grande quantidade de sangue e líquidos, o que pode ter ocasionado a morte. A direção do hospital confirma que houve o primeiro atendimento e, logo após, o paciente faleceu antes da realização dos exames. Confira na íntegra:

"A direção do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) vem por meio desta nota explicar que o paciente José Renato da Silva Bezerra, de 22 anos, deu entrada nessa casa de saúde, ontem, dia 08 de julho, às 12h37min, com múltiplas lesões transfixantes de tórax e abdômen (lesões com entrada posterior e saída da região anterior) em choque hipovolêmico (caracterizado pela perda de grandes quantidades de sangue e líquidos, o que pode levar à morte em poucos minutos). Foi realizado o primeiro atendimento, imediatamente, porém o paciente faleceu antes da realização dos exames. A perda de sangue por várias lesões, 27 “facadas” , aproximadamente, foi a causa da hemorragia que levou o paciente ao óbito."


Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: