Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Detento é assassinado com golpes de vergalhão na Penitenciária de Esperantina

Segundo o Sinpoljuspi, o crime aconteceu durante uma briga entre gangues rivais do local.

30/11/2015 12:07

Uma briga entre detentos da penitenciária Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo - Esperantina resultou na morte de uma pessoa. O caso aconteceu durante o banho de sol, por volta das 7h30 da manhã desta segunda-feira (30). Segundo informações do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), o detento foi assassinado por uma gangue rival com várias perfurações de barra de ferro.

"Foi uma briga entre duas facções rivais de dentro da penitenciária, que nesses últimos dias já estavam tendo atrito, com um clima acirrado. Durante o banho de sol, a facção oposta acabou atacando Juliano e deferindo os golpes com um vergalhão de ferro", conta Kleiton Holanda, vice-presidente do Sinpoljuspi.

Segundo Kleiton Holanda, as duas facções são conhecidas como PCE (Primeiro Comando de Esperantina) e PCM (Primeiro Comando de Campo maior). A vítima Juliano Melo Santos, 25 anos, era detento da comarca de Piracuruca, fazia parte da facção de Campo Maior, e respondia pelo crime de tráfico de drogas. Todo o caso aconteceu no Pavilhão B, que deve ficar sem banho de sol até que o caso se resolva.

O local do crime foi isolado, mantendo o corpo preservado para que a perícia fizesse as investigações e os procedimentos legais. Quando identificados os responsáveis, eles devem receber punição administrativa, como isolamento, perca do banho de sol e visitas, e devem responder judicialmente pelo crime de homicídio, podendo sofrer aumento na pena.

Atualmente, a Penitenciária de Esperantina, que tem capacidade para 144 pessoas, opera com 300 detentos.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Marcos Cunha (estagiário)
Mais sobre: