Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Delegado estima prejuízo de R$ 20 milhões em roça de maconha

Cerca de cinco toneladas da droga foi incinerada nesta tarde.

28/07/2015 15:57

Parte da maconha encontrada no município de Miguel Leão ontem foi incinerada na tarde desta terça-feira (28), numa cerâmica localizada na zona Sul de Teresina. Os delegados da Delegacia Especializada de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) estimam que o prejuízo para os traficantes seja de aproximadamente R$ 20 milhões com a destruição da plantação.


Delegados Matheus Zanatta e Menandro Pedro acompanharam trabalho de incineração das drogas (Fotos: Cícero Portela / O DIA)

A Polícia Civil precisou de um caminhão baú para transportar cerca de cinco toneladas da droga que estava dividida em 300 sacos de 16kg a 18 kg cada um. Segundo o coordenador da Depre, delegado Menandro Pedro, mais 300 sacos de maconha pronta para o consumo ainda ficaram na fazenda. “Fora isso, ainda tem a plantação. Somando tudo, dá mais de 20 toneladas”, estimou o delegado (veja o vídeo da entrevista clicando na imagem ao lado).

Policiais militares e trabalhadores estão cortando os pés de maconha para depois serem queimados. O serviço ainda deve se estender por mais dois dias. “É muita coisa e o trabalho é intenso. Com essa apreensão está comprovado que o Piauí se tornou um produtor [...] Por isso, todo trabalho é importante. Quando eu assumi a Depre eu disse que nós tínhamos que combater o pequeno, o médio e o grande traficante. É o que está sendo feito pelas instituições de segurança pública”, afirma Menandro Pedro.

Segundo o delegado Matheus Zanatta, outra plantação foi encontrada hoje, por trás da que já tinha sido identificada pelos policiais. “Havia mais sacos da droga pronta para ser comercializada”, disse Zanatta, chamando atenção para a tecnologia avançada de cultivo.

A polícia informou que a fazenda tinha açude com poço tubular e uma estrutura muito grande de irrigação. Todo o material deve ser doado após liberação judicial.

Por: Nayara Felizardo, com informações de Cícero Portela
Mais sobre: