Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Delegado Ademar Canabrava sofre atentado e é baleado no peito

Greco vai cuidar das investigações. Polícia trabalha com hipóteses de assalto ou tentativa de homicídio.

30/09/2014 07:33


A delegada Andrea Magalhães, presidente do Sindepol, acompanhou o delegado Canabrava durante todo o procedimento médico e informou que ele foi atingido por pelo menos três tiros, sendo um no abdômen,um de raspão no braço e outro no peito. "O médico nos informou que se esse do peito subisse mais 4 centímetro, teria matado. A bala entrou e saiu", diz a delegada.

Ela informa ainda quem em uma conversa com Canabrava, ele falou que os bandidos apontaram a arma para seus filhos, por isso evitou reações. "Nós já estamos empenhados em elucidar o crime. Esse tipo de coisa só acontece porque os bandidos acreditam na impunidade", declara Andrea.

A delegada acrescenta ainda que o delegado Canabrava deve receber alta até amanhã e ficará afastado por alguns meses do serviço. O Sindicato dos Delegados (Sindepol) informou que vai emitir nota sobe o acontecido. 

Atualizada às 11hs52min

O delegado Geral James Guerra informou que o Grupo de Proteção de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) será o responsável pelas investigações do atentado ao Delegado Ademar Canabrava ocorrido na manhã de hoje (30). 

Canabrava segue internado em um hospital particular de Teresina após passar por procedimentos médicos no HUT. Segundo a Delegacia Geral, ele deverá seguir na coordenação do 12º DP, mas permanecerá afastado por uns meses para que possa se recuperar.

Atualizado às 11h18min

O delegado Canabrava foi transferido para um hospital particular de Teresina após passar por uma sutura (receber pontos) nos locais onde os projéteis o atingiram. O procedimento foi realizado com sucesso, segundo a assessoria do HUT.

Equipes do 3º DP auxiliam o 12º DP e a Polícia Militar nas diligências de investigação e busca pelos suspeitos. "Nós recolhemos as imagens das câmeras de segurança da casa dele [delegado Canabrava] e estamos fazendo análise para nos certificar de que estamos procurando pelas pessoas certas.

Atualizado às 9h52min

Viaturas da Polícia Militar estão montando escolta no Hospital de Urgência de Teresina onde o delegado Canabrava passa por uma sutura para remoção dos projéteis. A assessoria do HUT informou que ele foi levado ao hospital em carro particular com a ajuda da família. Os ferimentos não são considerados de gravidade.

O subcomandante de operações da PM, coronel Márcio Oliveira, informou que já existem pistas do suspeitos e que várias guarnições continuam em diligências na busca por eles.

Atualizado às 7h53min

O delegado Ademar Canabrava,  titular do 12º DP de Teresina, foi baleado por dois homens em uma motocicleta no começo da manhã de hoje (30) quando saía de sua residência, na Rua 24 de Janeiro, para deixar os filhos na escola. Segundo policiais do 1º BPM, a princípio, trata-se de uma tentativa de assalto, mas a polícia também trabalha com a hipótese de tentativa de homicídio.

De acordo com o delegado geral da Polícia Civil, James Guerra, o delegado Canabrava foi atingido com um tiro apenas e socorrido a tempo. "Ele foi levado para o hospital a tempo e agora nós estamos aguardando mais informações sobre seu estado de saúde", diz.


Delegado James Guerra, delegado geral da Polícia Civil do Estado/Foto: Assis Fernanandes - O Dia

No momento da abordagem, o delegado Canabrava estava acompanhado da esposa, dos filhos, que estavam dentro do carro, e da sogra. Ele tinha acabado de abrir o portão da casa quando foi surpreendido por dois homens que desciam de uma motocicleta parada na calçada. O delegado, ao perceber, a investida, travou luta corporal com o que entrou primeiro e acabou sendo baleado pelo segundo homem que ficou do lado de fora da casa.

"Ao que parece, ele tentou proteger a família e acabou acontecendo este infortúnio", diz o delegado James Guerra.

Mais sobre: