Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Daniel Oliveira faz apelo para agentes penitenciários negociarem 'na paz'

Gestor reiterou que vai acionar a Justiça para solicitar que o Sinpoljuspi seja responsabilizado por motim ocorrido na Penitenciária de Vereda Grande.

22/09/2017 13:42

O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, pediu, na tarde desta sexta-feira (22), uma trégua aos agentes penitenciários, para que eles encerrem a greve e passem a negociar com o Governo do Estado "na paz".

O gestor reiterou que vai acionar a Justiça para solicitar que o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi) seja responsabilizado pelo motim ocorrido na última quinta-feira (21) na Penitenciária “Gonçalo de Castro Lima”- Vereda Grande, em Floriano.

"Eu faço esse apelo para que os servidores esqueçam essa greve. Nós podemos continuar conquistando muita coisa para os agentes penitenciários na paz. Na guerra, os agentes penitenciários perdem e o estado perde. Nós vamos ter que acionar o Sinpoljuspi pra pagar esse prejuízo da Vereda Grande. Eu não vou aceitar que o Governo do Estado tire dinheiro de escola e de hospital pra pagar os prejuízos desse motim", afirmou Daniel Oliveira.

De acordo com o secretário, a restauração da penitenciária de Floriano pode custar cerca de R$ 1 milhão. Este dado, porém, é contestado pelo Sinpoljuspi, que diz que os reparos já foram, inclusive, realizados.

"Falo com propriedade. Eu estava lá no momento da rebelião, e estive hoje. Se não me engano, foram comprados 10 sacos de cimento e os presos da faxina tamparam os buracos", afirmou um agente lotado na Penitenciária Vereda Grande, que teve sua identidade mantida em sigilo pelo sindicato.

"Quando ocorre motim, quebra-quebra e assassinato de presos por conta da superlotação das unidades prisionais, o secretário e o governador assumem a responsabilidade?", questiona Vilobaldo Carvalho, diretor jurídico do Sinpoljuspi.

O sindicato informa que, no momento do motim ocorrido na quinta-feira, havia apenas sete agentes penitenciários de plantão na Penitenciária Vereda Grande - com idades entre 55 e 68 anos.

Quando os presos começaram a se rebelar, outros 12 ques estavam de folga foram acionados e se dirigiram imediatamente para a unidade.

Segundo o Sinpoljuspi, a Penitenciária de Vereda Grande tem capacidade para receber 180 presos, mas atualmente cerca de 340 homens estão encarcerados no local.

Para Daniel, demandas dos servidores são 'vazias'

O gestor ressalta que o Governo já deu, este ano, um reajuste de mais de 6% aos servidores da Sejus, e considera que as demais reivindicações apresentadas pela categoria são "vazias".

Além do reajuste salarial, os servidores pedem melhorias nas condições de trabalho nos presídios, construção de novas unidades penais e contratação de mais agentes penitenciários.

Punição 

O secretário Daniel Oliveira disse que a Sejus vai "perdoar" os grevistas, mas sugeriu que alguns dos servidores poderão ser punidos.

"Haverá o perdão institucional. Agora, com a lei eu não posso transigir. Quem agiu na ilegalidade poderá e deverá responder pelos seus atos", concluiu Daniel.

 

 

 

Por: Cícero Portela
Mais sobre: