Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Criminosos se passam por delegados e juízes para extorquir famílias no Piauí

O caso foi denunciado nesta semana por familiares dos presos que desconfiaram das altas quantias exigidas.

28/10/2016 14:39

Um grupo criminoso está se passando por policiais, delegados, promotores e até juízes, tentando extorquir famílias de presidiários, na região de Parnaíba (a 265 km de Teresina). Por meio de ligações telefônicas, são exigidos depósitos bancários em troca da “libertação” de pessoas autuadas por delitos praticados no município.

Conforme o delegado João Rodrigo Luna, titular da Central de Flagrantes de Parnaíba, um inquérito foi aberto para apuração do caso. “Já descobrimos que estão usando o DDD (85) do Ceará para a prática desse crime. Eles pedem altas quantias em dinheiro, alegando que são autoridades da justiça e que vão soltar os parentes das vítimas”, revelou. O caso foi denunciado nesta semana por familiares dos presos.


Ainda segundo o agente policial, um dos golpes foi constatado depois que uma das vítimas procurou a delegacia alegando ter recebido uma ligação e efetuado um depósito numa conta poupança nº 70.761-07 OP 013, agência Messejana nº 2558, Caixa Econômica Federal - Fortaleza-CE. 

“A nossa orientação é para que as pessoas procurem a delegacia em caso de ligações suspeitas, que não façam depósitos ou transferências bancárias, pois os procedimentos para soltura de presos são completamente diferentes desses relatados. Um indivíduo só é solto, em caso de fiança, após depósito judicial, por determinação autenticada por autoridades”, alertou.

A polícia local atua com a suspeita de que o grupo tenha obtido informações básicas dos presidiários recolhidos recentemente na cidade. “Eles se atrapalham quando as famílias pedem detalhes dos processos, é aí que fica evidente a tentativa de golpe e obtenção das quantias em dinheiro”, explicou o delegado João Rodrigo Luna.

Por: Francisco Barbosa
Mais sobre: