Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Correios de Santa Cruz, São Félix e Francinópolis sofrem ataques seguidos

Polícia faz buscas por um veículo suspeito que teria sido usado pelo grupo responsável pelas três ações.

23/11/2016 08:03

A madrugada desta quarta-feira (23) foi de terror e agitação nas cidades de Santa Cruz dos Milagres, São Félix do Piauí e Francinópolis, que tiveram suas agências dos Correios atacadas por criminosos em ações seguidas uma das outras. O primeiro ataque ocorreu por volta de uma hora da madrugada em Santa Cruz, onde pelo menos cinco homens, portando armas longas e de grosso calibre, instalaram explosivos e dinamitaram o cofre dos Correios da cidade. Policiais relatam que ouviram várias explosões seguidas e que a estrutura ficou completamente destruída.

Por conta do efetivo reduzido em Santa Cruz, a Companhia de Policiamento da cidade teve que chamar reforço de cidades vizinhas, dentre elas São Félix do Piauí. Quando se dirigiam para Santa Cruz, os PMs se depararam com om veículo modelo Renault Duster de cor branca trafegando em alta velocidade em direção a São Félix, mas como não sabiam ainda que aquele seria o que levava os assaltantes, e também por terem como objetivo principal chegar a Santa Cruz, não pararam o veículo.


Cofre dos Correios arrombados pelos criminosos (Foto: Divulgação/PM)

O resultado foi que pouco depois de o reforço de São Félix chegar a Santa Cruz, a central de monitoramento dos Correios emitiu alerta informando que o cofre de São Felix estava sendo violado. Para a Polícia Militar, ficou claro que o bando saiu de Santa Cruz e se dirigiu para o município vizinho numa ação coordenada. No entanto, em São Félix, os criminosos abriram o cofre dos Correios manualmente, sem a necessidade de instalar explosivos.

Com o efetivo da região dividido entre São Félix e Santa Cruz, a cidade de Francinópolis foi que se tornou outro alvo fácil para os criminosos. Pouco depois de retornarem, alguns PMs, para São Félix, a central dos Correios emitiu novo alerta informando que o cofre da agência de Francinópolis também estava sendo violado. O efetivo então teve que ser dividido entre os três municípios, que chamaram reforço de Valença e outras cidades próximas.

Quem dá detalhes da ação é o capitão Santos, comandante dos Batalhões de Polícia da microrregião de Valença: “Tivemos que fazer o atendimento em Santa Cruz, São Félix e Francinópolis praticamente ao mesmo tempo. Quando chegávamos em uma cidade, os Correios informavam que outro cofre havia sido atingido. Mas depois de Francinópolis, os ataques cessaram. Nós acreditamos que, de lá, os criminosos tenham fugido em direção a Elesbão Veloso, e nós acionamos imediatamente os vigilantes da agência da cidade para evitar um novo ataque”, explica o capitão.

A Polícia Militar está com barreiras montadas nas entradas e saídas dos municípios daquela região do Estado, para bloquear os acessos a cidades como Jardim do Mulato e Hugo Napoleão, que pode ser usada como rota de fuga pelo grupo. Foi pedido reforço de Água Branca, além do efetivo já disponibilizado por Valença.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: