Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Coronel Prado, ex-comandante da PM-PI, morre em hospital de Teresina

Prado ficou à frente do Comando Geral da PM-PI no governo Wellington Dias (PT), na década passada.

20/04/2015 16:13

O coronel Francisco Prado Aguiar, ex-comandante geral da Polícia Militar do Piauí, faleceu por volta das 15 horas desta segunda-feira, 20, num hospital particular de Teresina. A informação foi confirmada pelo coronel Carlos Augusto Gomes, atual comandante da PM-PI.

O coronel Francisco Prado Aguiar, ex-comandante geral da Polícia Militar do Piauí (Foto: Divulgação PM-PI)

Assim que recebeu a notícia do falecimento do ex-comandante, Carlos Augusto seguiu para o hospital onde ele estava internado, no Centro de Teresina. "Nós recebemos essa notícia com muita tristeza. O coronel Prado vinha enfrentando um câncer no fígado há cerca de quatro anos. E no último ano ele estava bastante debilitado. Hoje pela manhã, por volta das 10 horas, o coronel sentiu fortes dores e precisou ser internado num hospital da cidade, mas acabou não resistindo, e faleceu por volta das 15 horas", lamentou Carlos Augusto, que foi chamado de "filho mais velho" pelo coronel Prado, durante a solenidade em que passou o Comando da PM para o coronel Rubens Pereira, no ano de 2011.

De acordo com o comandante da PM-PI, a família ainda vai decidir onde será o velório, mas a vontade do Comando Geral é que o corpo do ex-comandante fique por pelo menos algumas horas na Capela do QCG, localizada no bairro Cristo Rei, zona Sul de Teresina. "O que nós sabemos até agora é que o sepultamento será na cidade de Picos, onde o coronel Prado serviu por cerca de 30 anos", afirma Carlos August.

Natural do Ceará, o coronel Francisco Prado Aguiar ingressou na Polícia Militar do Piauí no ano de 1976, e ficou à frente do Comando Geral entre dezembro de 2006 e janeiro de 2011, tendo sido nomeado por Wellington Dias (PT) no final do seu primeiro mandato de governador.

Antes de chegar ao posto máximo da PM do Piauí, Prado foi sub-comandante geral da corporação, comandante de Policiamento da Capital e comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

O Governo do Estado divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do coronel Prado, assinada pelo governador Wellington Dias. Confira:

É com muita tristeza que recebo a notícia da morte do coronel Francisco Prado, nesta segunda-feira, 20 de abril. Meu amigo pessoal, ele foi comandante-geral da Polícia Militar do Piauí em nossa gestão anterior e deixou o comando em 2011. Para nós, como piauienses, uma perda irreparável e que deixará grande lacuna na corporação, pelo seu amor incondicional à instituição e ao Piauí, que serviu com humildade, perseverança e preocupação com o zelo, a ordem e o bem geral da população.

Mais sobre: