Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cinco detentos fogem da Penitenciária de Esperantina serrando grades

Grupo estava na triagem porque já havia tentado escapar na segunda-feira da semana passada.

25/09/2016 15:42

Atualizada às 11h20min

Na manhã desta segunda-feira (26), a Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça (Dipe) informou que os detentos Elizeu Rodrigues do Nascimento e Darley da Silva, que fugiram da Penitenciária de Esperantina no último sábado (24), já foram recapturados pela Polícia Militar no município. Os detentos, ambos provisórios e presos por roubo, foram encaminhados para a Penitenciária de Esperantina. A Dipe reforçou que as buscas pelos outros três fugitivos - Lucas Oliveira Lessa, Breno Nunes de Araújo e Edimar de Sousa Santos -prosseguem.

Matéria inicial

A Direção da Penitenciária de Esperantina registrou a fuga de pelo menos cinco detentos por volta das 21 horas da noite de ontem (24). O grupo estava recolhido na sala de triagem porque já havia tentado escapar da unidade na segunda-feira da semana, dia 18. Para fugir os presos serraram as grades usando aparelho de gilete.

Assim como outras unidades prisionais do Estado, a Penitenciária de Esperantina vem sofrendo com o problema da superlotação. De acordo com a assessoria de assuntos sindicais do Sinpoljuspi (Sindicatos dos Agentes Penitenciários), o presídio tem capacidade para 157 detentos e atualmente abriga 370, ou seja, mais que o dobro do que suporta.

“Outro ponto fraco da segurança desta unidade é que são apenas quatro agentes por plantão para cuidar de todos esses presos. Nós não temos olhos e ouvidos suficientes para dar conta de todos eles e garantir a ordem lá dentro”, afirma Jefferson Dias, representante do Sinpoljuspi.

Os presos que fugiram são: Lucas Oliveira Lessa, Breno Nunes de Araújo, Edimar de Sousa Santos, Elizeu Rodrigues do Nascimento, Darley da Silva. Os três primeiros são presos provisórios que haviam sido transferidos de Teresina para Esperantina; Elizeu havia sido transferido de União e Drley, de União.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: