Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Central de Flagrantes fecha a semana com 91 presos; 30 já foram transferidos

Número é cinco vezes superior ao que a delegacia de fato suporta.

24/04/2015 08:37

A Central de Flagrantes de Teresina chegou ao final desta semana com um total de 91 presos em suas celas, é o que denuncia o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi). O número corresponde a cinco vezes a quantidade máxima de presos que a delegacia suporta, que é de apenas 18, sendo seis em cada cela.

Em conversa com a reportagem do PortalODia.com, Thales Mello, representante do Sinpolpi, disse que a situação se agravou na noite de ontem (23) quando a Central recebeu mais quatro presos vindos da Polinter. “A Ponlinter também é outra delegacia que não tem condições físicas de receber essa quantidade de presos todos os dias e é uma das designadas para tentar ajudar a Central nesse trabalho. Um erro”, afirma Thales. Ele aponta que a Polinter tem uma estrutura menor que a da Central de Flagrantes.

Segundo o Sinpolpi, a sala de triagem da Central de Flagrantes também estaria abrigando presos regularmente. O espaço deveria ser usado apenas temporariamente pelos detentos que chegam à delegacia e aguardam até serem ouvidos pelo delegado plantonista.  Thales diz que esses presos prestam seus depoimentos e retornam para a triagem porque as outras três celas não comportam mais ninguém.

“Para um preso ficar de pé, outro tem que sentar, tem gente doente no mesmo espaço de gente aparentemente sadia. O mau cheiro é horrível, as condições são totalmente insalubres e isso representa risco inclusive para os policiais que ficam ali perto. Isso é desumano”, completa Thales.

Transferências

O Sinpolpi denuncia ainda que, desde o começo da semana, não se verificou nenhuma grande transferência de presos da Central para outras unidades prisionais do Estado.  O ideal, segundo o Sindicato, é que fossem retirados pelo menos 70 presos de uma única vez, mas as transferências ocorrem conforme forem sendo abertas vagas nos outros presídios.

O feriado desta semana, aponta Thales Mello, complicou mais ainda a situação, porque foi um dia em que não houve consulta de vagas no sistema penitenciário. Também não ocorrem transferências nos finais de semana.

"Nós vamos continuar vigilantes e buscando soluções das autoridades competentes para os problemas que afetam a segurança pública do nosso Estado", diz a delegada Andrea Magalhães.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que iniciou, ainda na manhã desta sexta-feira (24/04), a transferência imediata de 30 presos para os presídios da capital e interior e que já solicitou, junto à Secretaria de Justiça, mais vagas no sistema prisional.

Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: