Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Caso Eduardo: PM do Rio entra com recurso para trancar ação processual

Se aceito o, habeas corpus, processo que apura a morte do menino Eduardo de Jesus Ferreira, no Complexo do Alemão, poderá ser arquivado e PM liberado.

27/11/2016 11:11

Os advogados do PM acusado pela morte do menino piauiense Eduardo de Jesus Ferreira, morto com um tiro na cabeça na porta de casa no Complexo do Alemão, zona norte do Rio, entraram com um recurso para trancar a ação processual. Na prática, se aprovado, o processo será arquivado e o policial Rafael de Freitas Monteiro Rodrigues deixará de responder pelo homicídio.


Leia também:

Mãe de menino de 10 anos morto no Alemão diz que vai deixar o Rio 

Família de Eduardo, morto no Complexo do Alemão, volta a morar no Piauí 

Pais de menino morto no Alemão embarcam para o Piauí neste domingo 

“Cobrei o governador do RJ até pelo whatsapp”, diz mãe de Eduardo 


O pedido de habeas corpus trancativo será votado por três desembargadores na 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Dois já se posicionaram favoráveis ao pedido e o terceiro pediu vista do processo nesta semana. O recurso segue recolhido para análise e não há previsão de quando será julgado em definitivo. O policial responde à acusação em liberdade.

A mãe de Eduardo, Terezinha de Jesus, (foto abaixo) se diz preocupada com o arquivamento do processo. Ela relata que, após ver a audiência do processo cancelada na última segunda-feira (21), teme que o caso possa ser encerrado sem que justiça tenha sido feita.

— Não é justo. Não pode chegar na minha porta, matar meu filho e ficar por isso mesmo.

A defesa alega que o caso será trancado por falta de fundamentos na denúncia. De acordo com um dos advogados do réu, o promotor Homero das Neves Freitas Filho fez a denúncia em meio ao que chamou de "pressão da sociedade e da mídia".

Na ocasião, o PM foi denunciado por efetuar “disparos a esmo”, já que não havia confronto onde a criança estava. A defesa nega a versão e afirma que o policial agiu em legítima defesa durante uma troca de tiros.

Relembre o caso

O menino piauiense Eduardo de Jesus Ferreira, de 10 anos, foi morto na porta de casa atingido por um tiro de fuzil na cabeça no dia 2 de abril de 2015. O caso teve grande repercussão após um vídeo ser compartilhado nas redes sociais.

Após investigações, o diretor da Delegacia de Homicídios do Rio, Rivaldo Barbosa, disse que o disparo que atingiu a criança partiu da arma de um policial militar que agiu em legítima defesa contra traficantes que teriam atirado contra um grupo de criminosos. A mãe do menino e moradores negam a versão de que havia confronto no local.

Terezinha chegou a dizer que foi ameaçada por um PM logo após a morte da criança. Em desespero, ela disse ao policial: "Vocês mataram meu filho". E, em seguida, ouviu do mesmo agente:

— 'Já que eu matei o filho, a gente também pode matar a mãe.' E apontou a arma para mim.

Segundo Terezinha, o policial falou que Eduardo estava com uma arma na mão, mas a criança manuseava um celular no momento em que foi alvejada.

— A única coisa que ele segurava era um celular, que ele gostava de jogar um joguinho.

Fonte: R7
Edição: Portal O Dia
Mais sobre: