Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Candidato a prefeito em Demerval Lobão sofre atentado

Romualdo Brazil, que também é líder rural, foi atingido com um tiro no braço quando saía de uma reunião numa ocupação de terra.

25/09/2016 14:16

O candidato a prefeito em Demerval Lobão, Romualdo Brazil (PSOL), foi vítima de uma tentativa de homicídio na tarde deste sábado (24), quando saía de uma reunião em uma ocupação de terras na localidade Borburema, zona rual de Teresina. Romualdo é líder do Movimento Resistência Camponesa, que lita pela ocupação de terras devolutas e pela reforma agrária no Piauí.

O candidato usou as redes sociais para relatar o ocorrido. Ele conta que estava em uma motocicleta saindo de uma propriedade rural acompanhado da mulher, Helbia Bona, e mais dois trabalhadores, quando foi surpreendido por pelo menos cinco disparos de arma de fogo vindos de dentro do mato. Romualdo foi atingido por um de raspão no braço, e chegou a perder o controle da motocicleta.

“Perdi completamente a força da mão direita para continuar acelerando a moto e quando vi que os outros não haviam sido atingidos, utilizei a mão esquerda para manter a velocidade e sair do local o mais rápido possível. Consegui andar mais ou menos uns 15 quilômetros até chegar na UPA do Renascença II”, relata Romualdo.

Após receber os primeiros socorros no hospital, Romualdo foi encaminhado para o HUT onde passou por exames, tendo sido liberado logo em seguida. O candidato a prefeito informou que não vai procurar a polícia para registrar Boletim de Ocorrência em razão de já ter acionado anteriormente a Delegacia da Usina Santana, responsável pela segurança na área onde houve o atentado, e nenhuma providência ter sido tomada até o momento.

Em nota, o PSOL comentou o ocorrido e manifestou apoio a Romualdo Brazil. Confira a nota:

“Todo apoio ao companheiro Romualdo Brazil e a companheira Hélbia Bona (sua esposa), que foram vítimas de tentativa de homicídio praticado por marginais de tocaia, quando retornavam de uma reunião na localidade Borburema, em Teresina. Vários tiros foram disparados na direção do casal, tendo sido o companheiro Brazil atingido por um tiro, encontrando-se no momento convalescendo após atendimento médico no HUT, em Teresina. Felizmente não corre risco de morte o companheiro atingido, que é conhecido nacionalmente por sua luta contra o latifúndio improdutivo e pela destinação social da terra – para quem dela precisa".

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: